x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Produtividade da Mão de Obra

Produtividade da mão-de-obra: como medir?

Garantir o bom funcionamento dos processos é sempre uma das maiores prioridades das empresas, e medir a produtividade da mão-de-obra é um excelente meio de otimiza-los.

Como o alinhamento da força humana ainda é um dos requisitos principais para o sucesso do negócio, é fundamental estar sempre de olho em como os colaboradores estão trabalhando, se há problemas com equipes, tempo de ociosidade e como é possível otimizar as funções.

Também é necessário lembrar que aumentar a produtividade não significa necessariamente ampliar a produção. Enquanto o primeiro implica em melhorias no processo produtivo, pouco gasto e muita estratégia, a segunda gera mais produtos por meio do aumento do número de colaboradores, horas extras e compra de máquinas, o que nem sempre favorece o negócio.

Por isso, é essencial estar sempre por dentro de tudo que acontece na empresa e entender como seus times trabalham é um bom começo. Confira algumas dicas!

 

Avalie grupos de funcionários

Para quem nunca mediu a produtividade dos colaboradores, é indicado que se inicie por pequenos grupos em vez de partir logo para todo o quadro de funcionários.

O primeiro passo é definir um período de avaliação, que pode se estender por uma semana, um mês ou mais. Depois, escolha o que deve ser observado, como quantidade de pedidos atendidos, número de clientes satisfeitos, etc.

Não se esqueça de anotar e guardar todos esses dados, pois você deverá analisa-los posteriormente.

 

Fique de olho nos KPIs

Uma boa estratégia é adotar indicadores de produtividade e checa-los diariamente.

Por meio deles, você saberá quais rendimentos não estão atingindo as metas e se os problemas ocorrem por conta da falta de alinhamento na empresa ou de um pequeno grupo.

 

Dê feedbacks

Os responsáveis pela gestão de pessoas devem sempre buscar formas de motivar os funcionários.

Por isso, sempre que possível, organize palestras, workshops e dê feedbacks sobre o trabalho realizado.

Compartilhar metas também é uma boa, uma vez que promove engajamento. Só não se esqueça de que elas devem ser mensuráveis e realistas! Caso contrário, a ação pode resultar na desmotivação dos colaboradores por não conseguirem cumprir com o planejado.

 

Aposte na tecnologia

Com tantas opções no mercado, parece um desperdício não aproveitar os inúmeros benefícios que as novas tecnologias trazem aos negócios.

Assim, hoje existem softwares que monitoram as tarefas dos funcionários e revelam informações sobre a fatia de tempo que cada atividade leva para ser executada, qual a eficácia dos processos e como melhorar a produtividade de cada time.

Basta entender qual se encaixa melhor na sua empresa e aproveitar!

 

Como a Novidá pode te ajudar

Medir a produtividade da mão-de-obra pode ser uma tarefa complexa para muitas empresas, ainda mais quando não se tem ferramentas capazes de auxiliar no processo.

Pensando nisso, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor, capaz de monitorar máquinas, ativos e pessoas.

Por meio da tecnologia dos beacons, você consegue acompanhar seus funcionários em tempo real, realocar as equipes de forma produtiva e medir o tempo ocioso de cada um.

Quer saber mais como podemos te ajudar? Clique aqui e confira!

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo