A Indústria 4.0 está transformando a maneira como as tarefas são executadas no chão de fábrica. O surgimento de novas tecnologias deixa os processos mais ágeis, mas ao mesmo tempo torna a exigência dos consumidores cada vez maior.
Isso cria um grande desafio na área de qualidade: com cadeias de valores mais complexas e prazos mais curtos, como manter o alto padrão dos produtos e serviços oferecidos? Esse é o principal objetivo da Qualidade 4.0.
O que é Qualidade 4.0?
É possível definir a Qualidade 4.0 como a Gestão da Qualidade em tempos de Indústria 4.0. Ou seja, trata-se de todo o processo de fiscalização de funções, formas de fabricação, distribuição, tudo isso com o apoio de novas tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Realidade Aumentada, por exemplo.
Todas essas inovações já estão mudando setores como produção, manutenção, compras, logística, entre outras na fábrica. A área de qualidade ainda está descobrindo como se aproveitar dessas tecnologias, mas alguns estudos já mostram algumas perspectivas que mudarão com a aplicação da Qualidade 4.0:
– Mudança na ênfase do profissional de qualidade. Ele deixa de ser voltado para “eficiência e satisfação” e passa a focar em “aprendizado e adaptação contínuos”
– Mudança no fluxo de informações dentro das empresas. Dados serão compartilhados entre diferentes setores, o que cria uma maior transparência e aumentam as possibilidades de fiscalização na qualidade.
– Maior visualização da cadeia de suprimentos e processos produtivos. Ou seja, será possível monitorar em tempo real se os produtos estão em ordens e tarefas estão sendo bem executadas.
– Foco na experiência do cliente. O mundo em constante transformação resulta em consumidores cada vez mais exigente. Satisfazer essa demanda é um dos grandes desafios da Qualidade 4.0.
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Abordagens Inovadoras da Qualidade 4.0
Em termos práticos, como podemos usar a tecnologia para auxiliar na gestão da qualidade? Reunimos aqui algumas propostas que já estão sendo aplicadas na indústria:
Feedback em Tempo Real do Produto/Serviço
As empresas podem levantar um feedback em tempo real dos seus consumidores a respeito dos produtos ou serviços oferecidos. Uma inteligência artificial pode analisar correlações entre condições externas (como clima ou número de fornecedores) e um determinado tipo de falha de usabilidade.
Uma “equipe de resposta rápida” multifuncional pode desenvolver rapidamente soluções que resolvam os problemas identificados dessa forma.
Diagnóstico e Gestão Remotos
Por meio de sensores IoT, é possível identificar problemas de máquinas ou produtos, criando uma maior inteligência sobre o processo e sua qualidade. Algumas empresas usam até análises preditivas para identificar padrões de correlação de avarias, por exemplo.
As soluções de gestão remota podem melhorar muito a qualidade da empresa, já que elas resolvem problemas antes que o cliente perceba a falha. Elas também reduzem custos já que evitam a devolução e recalls caros.
Gerenciamento Avançado da qualidade do Supply Chain
Com base em dados coletados previamente nos registros de desempenho dos fornecedores, é possível criar uma “pontuação” que indica a probabilidade de futuros incidentes de qualidade. Em caso de pontuação baixa, automaticamente o fornecedor pode receber um alerta para identificar a causa raiz do problema.
Novidá e a Qualidade 4.0
Em busca de oferecer aos seus clientes a possibilidade de aprimorar a qualidade de seus produtos, a Novidá desenvolveu um sistema de geolocalização indoor, que monitora a movimentação de recursos pela planta.
Por meio de smartphones ou beacons, acompanhamos a movimentação de equipamentos e colaboradores em suas rotinas de trabalho. Dessa forma, o gestor pode localizar um funcionário em tempo real, avaliar tempos de execução e melhorar a qualidade de seus processos.
Quer entender melhor como funciona o sistema da Novidá e como ele pode melhorar a qualidade do seu negócio? Agende um bate-papo com nosso time de especialistas!