x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Lora
11 de dezembro 2018

Rede LoRa: o que é e quais são as aplicações?

Se você é amante de tudo que é relacionado a IoT, certamente já deve ter ouvido falar sobre rede LoRa, certo?

Uma das mais populares dentre as redes de conectividade, a tecnologia de radiofrequência cumpre com as expectativas de empresas que necessitam sinal em locais com baixa penetração de RF e buscam praticidade no dia a dia.

O baixo consumo energético e a possibilidade de atuar em grandes distâncias – 5 Km nas áreas urbanas e até 15 Km nas áreas rurais! – dão uma cara atrativa à rede, mas atenção: apesar de ser bastante usado, antes de instalar o protocolo é preciso saber que o investimento não é dos mais baixos.

Isso porque você necessitará de antenas de transmissão espalhadas pelo ambiente, além da estrutura completa de IoT. Sem contar que a LoRa só se comunica com dispositivos LoRa e não suporta conexões com sistemas que trabalham com outros portocolos WiFi, ZigBee e Bluetooth Low Energy (BLE).

Ainda assim, o custo benefício vale a pena para negócios que se identificam com a rede e a instalação, apesar de um tanto cara, não é difícil de ser feita.

Confira onde usar a LoRa!

 

Aplicações da rede LoRa

Flexível, o protocolo atende bem tanto locais bastante povoados, como áreas rurais, cujo sinal de celular não tem alcance.

Entretanto, sua capacidade de transmitir informações é baixa, o que faz com que a rede performe melhor em aplicações que utilizam poucos dispositivos IoT em concentração, além de baixa taxa de transmissão de informações.

Mesmo assim, ela se torna útil na agricultura, em áreas hospitalares, cidades inteligentes e até mesmo na logística de negócios, que buscam automatizar alguns processos que não dependam do recebimento – ou tratamento – de dados em frequência de tempo curta (ou em tempo real).

Para entender melhor, as frequências de transmissões possuem uma relação diretamente inversa entre distância e capacidade de transmissão. Quanto mais longe uma radiofrequência alcança, menos sua capacidade de transmissão de dados.

Você se lembra como era navegar na internet pelo celular antigamente, no famoso 2G, e como é agora com o 4G? Pois é essa a lógica básica, pois isso mesmo temos muito mais antenas 4G estalhadas pelos centros urbanos e as 2G em baixa concentração.

Mas se sua empresa procura uma solução de baixa dependência de provedores e que tenha ótimo alcance, mas que não dependa de um volume de informações relevante, como por exemplo o envio de informações de temperatura de 200 dispositivos a cada 15 minutos, vale a pena investir na LoRa!

Caso contrário, opte por outras opções já massivamente disponíveis como 4G e Wifi.

 

Como a Novidá pode te ajudar

Garantir a melhor conectividade na era 4.0 é essencial para aumentar a competitividade, otimizar a gestão de processos e largar na frente da concorrência por meio da utilização de métodos práticos e com excelente custo/benefício.

Por isso, com a missão de ajudar as empresas a reduzir custos e navegar com facilidade em meio às mais populares tecnologias, a Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor e outdoor de precisão, capaz de monitorar equipes, ativos e equipamentos.

Graças aos protocolos utilizados, o sistema é capaz de entregar em tempo real informações que te permitem realocar funcionários de forma produtiva, fazer a gestão de ativos de modo prático e acabar com as dores de cabeça causadas por soluções antiquadas.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Clique aqui e confira!

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo