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ROI das novas tecnologias
23 de abril 2018

ROI das novas tecnologias – qual é o valor prático?

A tecnologia avança em ritmo acelerado em praticamente todos os segmentos. Não é à toa que profissionais se perdem em meio ao grande número de inovações que aparecem a cada dia no mercado. Mas você já parou para pensar qual é o ROI das novas tecnologias?

Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Big Data… Tudo isso é apontado como tendência em diferentes setores. Direta ou indiretamente, trabalhamos na Novidá com todos esses conceitos. Porém, temos a clara noção de que de nada adianta “surfar na hype” se não agregarmos de fato valor ao cliente.

Em tempos de metodologias como lean manufacturing, gestores estão cada vez mais cientes de que não podem desperdiçar recursos com aquilo que não agrega valor ao negócio. Ao final do dia, o investimento feito em TI precisa retornar de alguma forma para o cliente.

Estamos falando pura e simplesmente do ROI das novas tecnologias. Startups e demais fornecedores precisam oferecer produtos e serviços que, financeiramente, sejam vantajosos para o cliente.

E o mesmo vale para o outro lado: indústrias não podem cair na onda de experimentar novas soluções só para colocar inovação para dentro de casa. É um puro desperdício de tempo e dinheiro.

 

O atual mercado de novas tecnologias

Quando falamos de tecnologia para indústria e grandes empresas, um dos cenários mais comuns são fornecedores renomados que entregam uma tecnologia de ponta. Trabalham com o que há de mais novo no setor e costumam ser referências em inovação.

Na teoria, tudo é perfeito. Mas na prática, o valor do serviço costuma ser exorbitante. Algumas empresas aceitam o alto custo pelo nome e qualidade do fornecedor. Mas existem sérias dúvidas se essas soluções de fato trazem mais dinheiro no bolso do cliente no fim das contas.

Por outro lado, existem inúmeras startups que também fazem negócio com as maiores empresas do país. Trazendo inovação, agilidade, preço competitivo e capacidade de se adaptar melhor ao cenário do cliente, cada vez mais esses empreendimentos estão sendo olhados de perto.

O problema é que mesmo no mundo das startups, onde o foco principal deve ser agregar receita ao cliente, ainda há muitos negócios que não conseguem provar o seu valor. Muitas empresas têm domínio da tecnologia, mas não conseguem transformar isso em oportunidades de negócio.

Mas também há também startups e outros fornecedores que moldam seus produtos e serviços em busca de resultados para o cliente. Na Novidá, por exemplo, temos o cuidado de analisar a operação do possível cliente e mostrar em valores financeiros qual é o ganho que ele poderá ter com nossa solução.

 

Como provar o ROI?

Esse é um grande desafio para os dois lados do processo. Quem oferece tecnologia tem dificuldades de provar o valor do seu negócio. E quem investe quer mais garantia de ROI elevado antes de fechar o contrato.

A maior responsabilidade está no lado dos fornecedores. Existem diversos canais que podem convencer as grandes empresas como a apresentação de cases de sucesso, uma prova de conceito como teste da solução ou uma conversa mais profunda para colocar no papel a previsão de gastos e redução de custos.

A verdade é que, se você realmente tem em mãos uma solução que é garantia de ROI elevado ao cliente, não será difícil mostrar esse resultado a ele.

 

Como a Novidá entrega um ROI elevado?

A Novidá é uma startup que trabalha com tecnologias RTLS para monitoramento de recursos principalmente em ambiente fechados. Por meio da nossa solução, é possível visualizar em tempo real a jornada de trabalhadores e localizar equipamentos dentro de uma fábrica, por exemplo.

Aplicando nossa tecnologia, o cliente consegue otimizar processos, reduzir custos com FTE, agilizar sua operação e evitar desperdícios (como perda de materiais, por exemplo). É dessa forma que, em poucos meses, o cliente já consegue ter o retorno sobre o que ele investir na solução.

Quer entender melhor como você pode reduzir custos com a Novidá? Conheça nossa solução!

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