x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Telefone

    +55 11 4431-8580

  • Endereço

    R. Nicolau Barreto, 26
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

RTLS
5 de abril 2018

RTLS – Conheça tecnologias para localização em tempo real

Certamente você já ouviu falar sobre sistemas de localização em tempo real, as famosas RTLS. Através do uso de radiofrequência, essa tecnologia é responsável por rastrear ativos através de tags e coletar dados, permitindo a tomada de decisões estratégicas e possibilitando a gestão de staff e máquinas de maneira bem mais produtiva.

 

Apesar de oferecer uma vasta gama de protocolos, muitos confundem RTLS com RFID e a acreditam que essa é a única aplicação disponível. O problema é que implantar o modelo errado de tecnologia pode causar uma imensa dor de cabeça para o gestor e resultar em ineficiência  e altos gastos.

 

Para te deixar por dentro dos modelos de RTLS, listamos as principais características das tecnologias e em quais tipos de negócio são melhor aplicadas. Se você quiser um panorama completo sobre cada um desses protocolos, preparamos recentemente um e-book gratuito sobre o assunto!

 

 

Bluetooth Low Energy (BLE)

Sim! O tão famoso Bluetooth é um tipo de RTLS, mas é importante destacar que o BLE não é igual à tecnologia presente nos celulares, cuja função é apenas transmitir dados.

 

Esse protocolo tomou importância em 2011 e uma de suas principais vantagens é o baixo consumo de energia e a possibilidade de ser encontrado em quase todos os smartdevices.

 

As tags que suportam a tecnologia são chamadas de beacons e a versatilidade marca presença forte, já que eles podem assumir diferentes formatos, desde crachás até pins.

 

O BLE é rápido para detectar dispositivos e tem um alcance que gira em torno dos 50 metros, o que torna a relação custo/benefício muito boa! É até difícil especificar em quais tipos de negócio podem atuar, pois atuam com grande eficiência na maioria, seja indústria, varejo ou área hospitalar.

 

Essa tecnologia promete! Fique de olho no mercado e acompanhe as inovações em BLE.

 

ZigBee

 

É o principal concorrente do BLE e também encontra no baixo consumo de energia uma fortaleza.

 

Embora o alcance do protocolo varie de 10 a 100 metros, sua eficiência se dá principalmente em processos que não têm necessidade de rastrear muitas coisas, já que não permite alta transferência de dados.

 

Ele atua muito bem em gerenciamentos de energia e controle de iluminação, e está presente em diversas áreas do agronegócio, então se sua empresa demanda boa cobertura geográfica por um baixo custo de implantação, vale a pena considerar o ZigBee.

 

WiFi

 

Já imaginou que o popular WiFi estaria nessa lista? Pois é, e a boa notícia é que você pode aproveitar a mesma rede que usa para se conectar à Internet no uso do WiFi como RTLS.

 

Ainda assim, implantar essa tecnologia não é tão barato quanto parece. O alto consumo de energia torna o WiFi uma opção um tanto salgada, mas pode valer a pena dependendo do que seu negócio precisa.

 

As vantagens são grandes, e temos como exemplo o raio de alcance, que varia de 100 a 300 metros e suporta altas transmissões de dados. Além disso, rastrear uma pessoa não é tarefa difícil, pois ela sequer precisa estar conectada à rede, basta deixar a placa de WiFi do celular ativa, embora a precisão seja um pouco comprometida quando feito dessa forma.

 

Ainda assim, é preciso estar atento às fraquezas que, além do alto custo, se apresentam com baixa qualidade na localização e aplicação basicamente feita em smartdevices, mas se seu objetivo é usar o celular de seus funcionários para rastreá-los, considere com carinho a tecnologia WiFi!

 

RFID

 

Ah, o famoso RFID! É ele o culpado por toda confusão que se faz acerca dos sistemas de radiofrequência, mas já provamos que ele não é o único existente!

 

Mesmo assim, impossível deixar de falar dessa tecnologia. Para implantar o sistema RFID, você precisará escolher entre as duas tags disponíveis: a passiva que, embora seja barata, não possui bateria própria e não oferece localização em tempo real, e a ativa, que necessita alto custo de implantação.

 

A principal fortaleza do sistema é a alta precisão e, aliada ao alcance – que varia de 3 a 100 metros, dependendo da tag escolhida – fornece um sistema poderoso.

 

Mas cuidado! Novamente, o custo de implantação com tags ativas é bastante alto e a propagação do sinal de dá apenas de forma direcional, o que exige uma cobertura mais adensada com antenas, fazendo com que o RFID não seja sempre a melhor opção…

 

Por isso, para não investir pesado em algo que pode não te dar retorno, saiba quais são suas necessidades reais. Muitas indústrias fazem gestão de estoque com a tecnologia, mas apenas quando não precisam de informações em tempo real, bem como a aplicam em processos que seguem uma metodologia, já que a área a ser coberta não irá variar.

 

Ultra-Wide Band (UWB)

 

Uma das mais promissoras tecnologias, une níveis incríveis de velocidade com precisão acurada, gerando uma margem de erro que gira em torno de apenas 15 centímetros!

 

Além disso, a UWB apresenta baixa taxa de ruído graças à capacidade que tem em atravessar obstáculos físicos e proporciona alcance de cerca 150 metros.

 

Entretanto, nem tudo é perfeito. Os altíssimos custos de implantação e a necessidade de colocar vários sensores fixos para capturar os dados enfraquecem a tecnologia, fazendo com que seja necessário analisar bem as vantagens e desvantagens da UWB.

 

Por ter o forte em localização indoor de alta precisão, a tecnologia pode ser aplicada em indústrias, hospitais e qualquer empresa que necessite informações acuradas.

 

GPS (bônus!)

 

O Sistema Global de Posicionamento não é exatamente uma RTLS, mas devido a sua popularidade e eficiência, não custa saber como aplica-la nos negócios, certo?

 

Apesar do alcance ilimitado e capacidade de monitorar grandes distâncias geográficas, o GPS tem um grande calcanhar de Aquiles: precisa estar ao livre para funcionar, classificando-se como uma tecnologia outdoor.

 

Ainda assim, pode servir como um excelente complemento para soluções integradas de localização que visam o monitoramento de ambientes fechados e abertos de forma ininterrupta, como via aplicativos embarcados em smartdevices, uma de nossas especialidades e diferenciais aqui na Novidá.

Como a tecnologia Novidá pode te ajudar

 

Depois de explicarmos os principais protocolos, você já deve ter uma ideia melhor do que seu negócio precisa, e como empresa, podemos te ajudar.

 

A Novidá conta com softwares próprios para geolocalização indoor e outdoor que busca oferecer o máximo de flexibilidade com alto custo/benefício. BLE, WiFi, GPS e sinais de celulares se misturam em nossa tecnologia única criada para atender seu negócio da maneira mais completa possível.

 

Se você procura uma solução em IoT e se interessou pela nossa, conheça mais sobre nossa solução e saiba como podemos te ajudar.

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo