Blog

Sistema MES: Como ele pode mudar sua gestão?

Sistema MES: Como ele pode mudar sua gestão?

Você já pensou em saber tudo que acontece, em tempo real, no seu chão de fábrica? Pois o sistema MES torna isso possível!

Caso já tenha ouvido falar sobre o Manufacturing Execution Systems, provavelmente sabe a quantidade de benefícios que ele pode trazer para vários setores da empresa, mas se essa tecnologia é nova para você, preste bem atenção: ela pode te ajudar a criar um novo conceito sobre produtividade.

Basicamente, o MES é um sistema de controle para gerenciar e monitorar todos os processos de trabalho, fornecendo informações em tempo real provinda de máquinas, funcionários e robôs. Ele confronta o que foi planejado com o que realmente está sendo executado, podendo otimizar toda linha de produção desde o momento em que a ordem é emitida até o embarque dos produtos finais.

 

 

Por exemplo: quando a matéria prima é recebida, ela é inserida no MES. No momento em que elas são utilizadas, automaticamente são removidas do inventário para que os gestores saibam na hora o que tem no estoque. Isso possibilita identificar se a quantidade de material restante é o suficiente para iniciar um novo pedido de produção e o quanto precisa ser encomendado.

Além disso, o Sitema MES também pode ser integrado ao ERP e outros sistemas utilizados para auxiliar na sincronização das tarefas e permitir que os gerentes tomem decisões estratégicas. Cabe a ele também analisar métricas e desempenho de produção, armazenar e divulgar dados de qualidade, e ajustar cada etapa conforme o necessário.

Se você não percebeu qual a grande sacada desse sistema, aí vai: produzir mais, em menos tempo, com redução de custos e aumento da eficiência!

 

Principais benefícios da adoção do Sistema MES

– Oferecer apoio ao lean-manufacturing e à melhoria contínua

– Ampliar a qualidade dos produtos finais

– Aumentar a visibilidade das atividades no chão de fábrica

– Reduzir custos

– Auxiliar na gestão de estoque

– Diminuir a perda de materiais

 

Como a Novidá pode ajudar você

Quando buscamos aumentar a produtividade dentro de uma empresa, passamos por três fases bem definidas:

  1. Entender todo o processo
  2. Identificar os gargalos
  3. Agir

 

As duas primeiras etapas dependem essencialmente de informações e, devido à rapidez com que as atividades são realizadas, para não perder tempo ou correr o risco de ficar desatualizado, a melhor saída é buscar informações em tempo real.

Para chegar ao objetivo final de ampliar a eficiência nos processos, além do Sistema MES, você pode contar com um bom sistema de monitoramento em tempo real, ideal para rastrear ativos, máquinas e funcionários.

 

CTABlog_GestãoDeProcessos_Boticário

 

Dessa maneira, o tempo de atividade de cada equipe é observado e os funcionários podem ser realocados conforme a necessidade, diminuindo a ociosidade e otimizando a produção. Além disso, máquinas e ativos são encontrados com maior facilidade, o que permite reduzir gastos na compra de exemplares extras e acabar com o tempo de procura.

A Novidá desenvolveu um software de geolocalização indoor que promete entregar resultados precisos, em tempo real e com praticidade graças às RTLS e à Internet das Coisas.

Quer saber mais sobre como podemos aumentar a produtividade da sua empresa? Conheça nossa solução para a Indústria!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil