Blog

Six Sigma: entenda como funciona essa metodologia

Six Sigma: entenda como funciona essa metodologia

Obter um nível excelência que contemple poucos defeitos certamente é uma meta bastante almejada pelas empresas. Atingir essa perfeição, no entanto, não parece nada fácil, certo? Mas calma, que a adoção do Six Sigma torna a tarefa bastante viável!

A metodologia visa representar uma escala de qualidade de um a seis, na qual 1-Sigma é o nível que contempla a maior quantidade de defeitos. Dessa forma, aqueles que alcançam o 6-Sigma podem ficar orgulhosos: a produção está praticamente sem erro e a qualidade é garantida!

Infelizmente, muitos deixam de adotar o sistema por acreditarem que ele só resolve questões complexas, mas qualquer empresa que queira melhorar a gestão de processos pode aderir as práticas indicadas e obter benefícios como:

– Redução de custos

– Eliminação de defeitos

– Melhoria na qualidade

– Maior eficiência

– Tomada de decisões estratégicas

Isso só é possível pois o método trabalha com base em dados, exige dedicação, disciplina e funciona com a estrutura DMAIC. Quer saber mais sobre o sistema? Confira!

 

O que é DMAIC?

Todos os projetos definidos para alcançar as metas do Six Sigma são definidas pela estratégia DMAIC: Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar.

O primeiro passo é simples, basta determinar os objetivos e metas que sua empresa almeja. Depois, é necessário mensurar o sistema com o qual sua companhia funciona. Dessa forma, é possível entender tudo que acontece no Gemba e saber como os processos funcionam.

Chega então a hora de analisar todo o sistema, o que demanda pesquisa fundamentada em dados sólidos sobre o seu modelo atual para que quaisquer gargalos sejam eliminados e não haja lacunas entre a forma operacional e as metas definidas anteriormente.

A partir daí, você deve incrementar o sistema. Isso significa que sua função será melhora-lo, não o substituir completamente! Após isso, basta controlar o que você desenvolveu e garantir que as metas sejam sempre alcançadas.

 

Como adotar a metodologia Six Sigma

 

Passo 1

Depois de ter compreendido tudo sobre sua empresa, analise quais tipos de são fundamentais e desenvolva métodos para medir e melhorar os resultados.

Não se esqueça de engajar sua equipe para que todos abracem as mudanças e estejam alinhados com os objetivos que você pretende alcançar.

 

Passo 2

Identifique em quais pontos seus processos falham e geram erros no produto. Depois, com base no que você analisou, calcule seu rendimento assim: subtraia o número total de defeitos do número total de oportunidades. Pegue o resultado e divida pelo número total de oportunidades. Multiplique por 100. Para saber o Sigma do processo, basta utilizar uma tabela de conversão.

 

Passo 3

Quando você tiver uma ideia sobre como andam os seus processos, pense em melhorias e técnicas que podem te ajudar a aumentar a qualidade.

Lembre-se de monitorar continuamente para garantir que as metas sejam alcançadas a longo prazo e mantenha o sistema DMAIC sempre em mente caso haja necessidade de retomá-lo.

 

Como a Novidá pode te ajudar a atingir a excelência nos processos

Ajudar a entender como funciona a movimentação de seus materiais e melhorar a gestão de pessoas da sua empresa é o grande foco do software da Novidá.

Através da tecnologia da Internet das Coisas e das RTLS, o sistema de geolocalização indoor e outdoor de precisão te auxilia a reduzir custos, aumentar a produtividade das equipes e atingir a excelência tão buscada pela metodologia Six Sigma.

Quer saber mais sobre nosso trabalho? Clique aqui e saiba como podemos te ajudar!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil