x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Six Sigma
13 de julho 2018

Six Sigma: entenda como funciona essa metodologia

Obter um nível excelência que contemple poucos defeitos certamente é uma meta bastante almejada pelas empresas. Atingir essa perfeição, no entanto, não parece nada fácil, certo? Mas calma, que a adoção do Six Sigma torna a tarefa bastante viável!

A metodologia visa representar uma escala de qualidade de um a seis, na qual 1-Sigma é o nível que contempla a maior quantidade de defeitos. Dessa forma, aqueles que alcançam o 6-Sigma podem ficar orgulhosos: a produção está praticamente sem erro e a qualidade é garantida!

Infelizmente, muitos deixam de adotar o sistema por acreditarem que ele só resolve questões complexas, mas qualquer empresa que queira melhorar a gestão de processos pode aderir as práticas indicadas e obter benefícios como:

– Redução de custos

– Eliminação de defeitos

– Melhoria na qualidade

– Maior eficiência

– Tomada de decisões estratégicas

Isso só é possível pois o método trabalha com base em dados, exige dedicação, disciplina e funciona com a estrutura DMAIC. Quer saber mais sobre o sistema? Confira!

 

O que é DMAIC?

Todos os projetos definidos para alcançar as metas do Six Sigma são definidas pela estratégia DMAIC: Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar.

O primeiro passo é simples, basta determinar os objetivos e metas que sua empresa almeja. Depois, é necessário mensurar o sistema com o qual sua companhia funciona. Dessa forma, é possível entender tudo que acontece no Gemba e saber como os processos funcionam.

Chega então a hora de analisar todo o sistema, o que demanda pesquisa fundamentada em dados sólidos sobre o seu modelo atual para que quaisquer gargalos sejam eliminados e não haja lacunas entre a forma operacional e as metas definidas anteriormente.

A partir daí, você deve incrementar o sistema. Isso significa que sua função será melhora-lo, não o substituir completamente! Após isso, basta controlar o que você desenvolveu e garantir que as metas sejam sempre alcançadas.

 

Como adotar a metodologia Six Sigma

 

Passo 1

Depois de ter compreendido tudo sobre sua empresa, analise quais tipos de são fundamentais e desenvolva métodos para medir e melhorar os resultados.

Não se esqueça de engajar sua equipe para que todos abracem as mudanças e estejam alinhados com os objetivos que você pretende alcançar.

 

Passo 2

Identifique em quais pontos seus processos falham e geram erros no produto. Depois, com base no que você analisou, calcule seu rendimento assim: subtraia o número total de defeitos do número total de oportunidades. Pegue o resultado e divida pelo número total de oportunidades. Multiplique por 100. Para saber o Sigma do processo, basta utilizar uma tabela de conversão.

 

Passo 3

Quando você tiver uma ideia sobre como andam os seus processos, pense em melhorias e técnicas que podem te ajudar a aumentar a qualidade.

Lembre-se de monitorar continuamente para garantir que as metas sejam alcançadas a longo prazo e mantenha o sistema DMAIC sempre em mente caso haja necessidade de retomá-lo.

 

Como a Novidá pode te ajudar a atingir a excelência nos processos

Ajudar a entender como funciona a movimentação de seus materiais e melhorar a gestão de pessoas da sua empresa é o grande foco do software da Novidá.

Através da tecnologia da Internet das Coisas e das RTLS, o sistema de geolocalização indoor e outdoor de precisão te auxilia a reduzir custos, aumentar a produtividade das equipes e atingir a excelência tão buscada pela metodologia Six Sigma.

Quer saber mais sobre nosso trabalho? Clique aqui e saiba como podemos te ajudar!

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo