Blog

Supply Chain Analytics: como medir dados na logística?

Supply Chain Analytics: como medir dados na logística?

Embora nem todas as empresas deem o valor necessário à logística, sabemos de sua importância e como a gestão adequada pode resultar em vantagens competitivas no mercado. Fatores como a globalização e a complexidade dos negócios colocaram a área em evidência, e é através do Supply Chain Analytics que é possível descobrir como a Big Data e a Internet das Coisas na indústria podem ajudar.

O futuro do supply chain prevê tecnologia e muita análise de dados, que resultarão em benefícios como redução de custos e otimização de rotas. Uma pesquisa do Hackett Group apontou que 66% dos líderes de supply chain acreditam que o supply chain analytics tem importância crítica nos seus negócios para os próximos 2 ou 3 anos.

A seguir, listamos alguns tópicos que te ajudam a entender quais são as vantagens do uso de dados e como mensurá-los na logística:

 

Maior número de insights

Graças ao Supply Chain Analytics, a facilidade em tomar decisões aumenta. Isso porque é possível não só relatar todos os dados, mas prever anomalias e desenvolver melhores soluções para resolver potenciais problemas.

Assim, é possível aumentar e desenvolver o fluxo de trabalho, colaboração, uso de sensores e otimizar processos em toda cadeia produtiva.

 

Planejamento de rotas

Otimizar tempo e dinheiro é uma das funções principais da Internet das Coisas, e sabemos que gastos desnecessários com combustível podem aumentar muito o orçamento.

Assim, a junção da IoT com tecnologia RTLS – como o GPS – ajuda a controlar os gastos e planejar melhor as rotas.

 

 

Monitoramento de mercadorias

Manter uma boa gestão logística pode prevenir muitas dores de cabeça, e o Supply Chain Analytics tem papel fundamental quando falamos em organizar dados.

Graças à tecnologia, é possível prever a demanda e o fluxo de mercadoria, além de poder monitorar e coletar dados em tempo real, o que permite insights e rastreamento contínuo dos pacotes desde a origem até o destino.

 

O Supply Chain Analytics traz velocidade

Diante de um consumidor cada vez mais exigente, quem não se preocupar com agilidade vai perder espaço. Aumentar a velocidade significa encontrar possibilidades de otimizações logísticas. E só é possível identificar esses gargalos com precisão se você utilizar dados.

Isso envolve desde o rastreamento dos processos internos até um monitoramento de fatores externos que podem afetar a operação. Esse fluxo de informações é base para a tomada de decisões na era 4.0.

 

Capacidade de armazenamento

Gestão de estoque é extremamente necessária para o bom funcionamento da cadeia produtiva, já que todo sistema depende de quantidade de produtos disponíveis.

Qualquer problema pode ocasionar grandes perdas e gastos extras, portanto, é necessário saber administrar cada detalhe de forma inteligente.

Com a ajuda da Internet das Coisas no Supply Chain Analitycs, você se torna capaz de monitorar o estoque em tempo real e saber quantos itens podem ser armazenados.

 

Produtos sensíveis são importantes para o Supply Chain Analytics

É muito comum as indústrias produzirem materiais médicos ou produtos sensíveis que devem ser armazenados com cuidado e de maneira diferente dos demais.

Graças à ciência de dados, temos disponíveis ferramentas capazes de ajustar a temperatura desses produtos e monitorar o fluxo de mercadorias sensíveis.

 

Redução de custos

Você já ouviu falar em data mining? O conceito é fácil: mineração de dados é nada mais que o processo de explorar grandes quantidades de dados a procura de padrões. Através dele, é possível mapear todas as atividades realizadas no chão de fábrica.

Isso possibilita que você analise fluxogramas, séries de produção, benchmarking e os compare com o dos líderes de mercado.

Dessa forma, o cruzamento de dados impossíveis de serem captados sem o auxilio da tecnologia irá mostrar o que pode ser melhorado e reduzir gastos de forma estratégica, inclusive com funcionários, já que pode diminuir o desgaste físico diário ao passo que aumenta a produtividade. Tudo isso graças à otimização!

 

 

Como a tecnologia pode te ajudar

A Internet das Coisas chegou com tudo, e apesar dos benefícios que oferece, muitas empresas ainda controlam as análises de Supply Chain com planilhas.

Isso impossibilita que dados mais complexos sejam analisados e cruzados de forma inteligente, então se você é ou pretende ser adepto das inovações que surgiram na área, aposte em sistemas como o ERP, CRM, APS, WMS ou SRM.

A Novidá também pode te ajudar! Através de nosso sistema de geolocalização indoor, você se torna capaz de observar cada detalhe em tempo real do que acontece com seus ativos, podendo rastrear pessoas, máquinas e reajustar processos de forma inteligente.

Quer saber mais sobre nossa solução de supply chain? Clique aqui e confira!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil