x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Telefone

    +55 11 4431-8580

  • Endereço

    R. Nicolau Barreto, 26
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

29 de março 2018

Tecnologias para saúde: veja o que há de novo

Investir em inovação é algo importante para toda empresa. Com a ascensão da Internet das Coisas, é preciso estar atento a tudo que ocorre nesse meio e, dentro da área médica, é fundamental deixar de lado os velhos saberes e ampliar horizontes com novas tecnologias para saúde.

Estima-se que o número de pessoas com mais de 65 anos superou 656 milhões e, para dar conta desse contingente, a área precisa não só fazer uma excelente gestão hospitalar, como também estar preparada para oferecer os melhores tratamentos e aumentar o acesso à saúde de qualidade com as mais novas ferramentas.

Confira abaixo quais tecnologias para a saúde estão se tornando tendência no mercado e fique por dentro das novidades na área médica.

 

Invista na robótica

Dizem que o mundo um dia será dominado por robôs… Se isso é verdade não sabemos, mas com certeza a área médica já está sendo!

A possibilidade de ser operado por um robô não é mais tão distante assim. A utilização de instrumentos robóticos ajuda desde a operação – que se torna mais objetiva e menos invasiva – até a recuperação – que passa a ser mais rápida e menos dolorosa.

Inclusive, médicos estão estudando a substituição de medicamentos por nanorobôs, que poderão detectar e tratar diferentes doenças.

Certamente os projetos são promissores; fique de olho no mundo da robótica!

 

Wearable Devices: um passo à frente nas tecnologias para saúde

Os dispositivos vestíveis representam um grande avanço no cuidado com pacientes que precisam de monitoramento constante.

Com variações de tamanho, forma e aplicação, são versáteis e atendem desde atletas até cardíacos, já que podem aparecer como sensores ingeríveis, chips embutidos na pele e até mesmo como camisetas que monitoram a temperatura e frequência cardíaca.

Para entender melhor, imagine um diabético que precisa medir constantemente a glicose no sangue. Através da IoT, o dispositivo subcutâneo envia a medição a cada 5 minutos para um receptor portátil, cuja informação pode ser transferida para um aplicativo mobile.

Essa tecnologia é capaz de empoderar médicos e pacientes na hora de tratar um problema de saúde, já que as informações coletadas são transmitidas em tempo real para o responsável, que terá base analítica suficiente para fazer qualquer interferência sempre que necessário.

 

Impressões em 3D

Outra grande tendência na área médica.

Apesar de estarem ainda em processo de melhoramento, as impressões 3D avançam rápido em qualidade e sua capacidade poderá dar muitos frutos à medicina regenerativa.

Devido a seu potencial, a aposta está na produção de vasos sanguíneos, cartilagens, órgãos e outras partes do corpo humano, além de próteses e equipamentos médicos.

 

Telemedicina ganhando espaço

Graças à inteligência artificial, aos prontuários eletrônicos e a Big Data, a telemedicina – ou medicina à distância – já está sendo praticada em todo o mundo.

A ideia é levar o ambiente hospitalar cada vez mais para dentro das casas e, futuramente, internar o paciente somente em situações graves, disseminando o conceito de eHealth, a saúde digital.

No Brasil, o projeto começou a tomar forma na década de 1990 com a ampliação da Internet, mas atualmente, instituições públicas e privadas unem esforços para praticar o modelo.

Entre as vantagens, podemos citar:

* Maior acesso da população a médicos e especialistas de referência;

* Menor deslocamento de pacientes a hospitais e centros urbanos;

* Melhora na qualidade e na rapidez com que os laudos são entregues;

* Ampliação do contato entre pacientes e médicos.

 

Medicamentos personalizados

Bem vindo ao mundo da farmacogenômica!

A preocupação em estudar o DNA dos pacientes para entender melhor seus organismos está crescendo, e uma das promessas da área é a prescrição personalizada de medicamentos.

Como isso funciona? Simples: o modelo visa caracterizar o indivíduo quanto a seus genes para garantir a dose apropriada do remédio e melhorar resposta e eficiência.

O desafio, entretanto, é tornar o método viável quanto ao custo/benefício para hospitais e pacientes, já que o estudo para caracterização genética é realizado apenas em laboratórios de pesquisa.

 

Equipamentos inteligentes

Já imaginou ter um inalador que te avise a hora de usá-lo e forneça depois um relatório completo?

Pois é, os tratamentos de asma são os principais beneficiados com a inovação. Embora a doença seja facilmente tratada, é necessário ter muita atenção e disciplina com horários e quantidade de medicação, e cerca de 50% dos pacientes têm dificuldade em administrar o tratamento.

Foi por conta disso que surgiram os inaladores inteligentes. Eles utilizam o Bluetooth para se conectarem ao paciente e avisá-lo sobre os medicamentos. Além disso, a cada utilização ele fornece todos os dados relativos a data, hora, local e dose administrada, facilitando o acompanhamento do paciente e do médico.

 

Medicina preventiva e terapêutica

Não é de agora que ouvimos esse termo, mas ultimamente ele ganhou um papel ainda maior graças às novas tecnologias na saúde.

Com o aumento da precisão em diagnósticos e exames, a preocupação está cada vez mais focada em prevenir – e não em tratar – uma doença.

Assim, com o estudo de fatores genéticos, aliado às predisposições e fatores de influência, como diabetes e obesidade, os médicos poderão ter um parâmetro melhor da saúde do paciente e assim investir em tratamentos prévios, podendo ter mais tempo hábil para a cura caso uma doença acometa a pessoa em questão.

 

Monitoramento de ativos

Além de necessário para fazer uma gestão de qualidade, o monitoramento de pessoas e equipamentos pode ser crucial durante uma emergência.

Com ele, você ganha tempo hábil na resolução de qualquer problema e otimiza recursos, podendo realocar equipe e obter, ao mesmo tempo, maiores respostas de eficiência em tempo real.

Com a tecnologia Novidá, você garante excelente custo/benefício na resolução de suas dores através da tecnologia de precisão, otimizando processos e garantindo uma experiência ao paciente muito mais satisfatória

Quer saber mais sobre os benefícios da nossa tecnologia para hospitais? Clique aqui e descubra!

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo