x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Telemetria Industrial

Telemetria Industrial: o que é e quais são os benefícios?

O primeiro passo para otimizar uma linha de produção é saber exatamente o que acontece nela. Como estamos falando de grandes áreas com inúmeros processos, essa nem sempre é uma tarefa simples.

Porém, em tempos de grandes inovações com a explosão da Indústria 4.0, surgiram novas tecnologias que auxiliam a fazer uma gestão remota e integrada. É nesse contexto que entra a telemetria industrial, técnica antiga mas que só ganhou forças com o desenvolvimento da tecnologia.

 

O que é telemetria?

Se formos analisar a origem da palavra, veremos que ela vem do grego, em que “tele” significa “remoto” e “metron” se refere a “medido”. Portanto, telemetria é a medição de dados de ativos, ambientes, máquinas ou equipamentos, que são transmitidos de forma remota para uma “central de monitoramento”, que analisará todas essas informações.

Essa transmissão pode ser realizada de diversas formas. Até alguns anos atrás, o processo era feito por cabeamento, o que poderia ser complexo e custoso. Hoje, é quase exclusividade o uso de equipamentos e tecnologias wireless para realizar a telemetria.

 

Para que serve a telemetria?

Mas afinal, por que investir em um sistema de monitoramento? O motivo principal é o acompanhamento de diversos processos na indústria. Vivemos um momento em que todas as empresas procuram aplicar o Lean Manufacturing. Ou seja, em um mercado tão competitivo, você precisa evitar desperdícios, saber onde estão os seus gargalos e otimizar processos.

E é impossível acompanhar esse grande volume de informações se não houver sistemas que permitam uma gestão remota. Por meio de sensores, os gestores podem coletar dados de diversos tipos.

Por exemplo, é possível medir a vibração de máquinas para entender se elas estão operando corretamente e realizar uma melhor gestão da manutenção. Você também pode medir temperatura e umidade para o mesmo fim ou para entender quais são as melhores condições para sua produção. Em uma outra perspectiva, é possível mensurar a localização de ativos, equipamentos ou pessoas para acompanhar a execução de processos.

Enfim, as possibilidades são inúmeras, mas todas convergem para um único objetivo principal: dar mais controle aos gestores sobre suas operações.

 

Quais os principais benefícios da telemetria?

Já comentamos algumas das vantagens que você pode obter com a telemetria industrial. Porém, separamos os quatro pontos fundamentais que você ganha com esse sistema:

 

Pensamento estratégico

Deixe de tomar decisões com base apenas na intuição. Com dados reais sobre o que acontece nos processos, os gestores podem ter decisões mais assertivas. Além disso, o pensamento estratégico é estimulado para os próprios funcionários, que sabem que cada parte do processo está sendo mensurada e analisada

 

Mais controle

Com sistemas de monitoramento, as informações sobre a linha de produção são muito mais precisas. Dessa forma, o gestor tem total controle sobre seu negócio. Isso é importante para ele ter insumo para a tomada de decisões, para que ele possa ser cobrado sobre o desempenho da operação e até para ele conseguir realizar um bom trabalho de manutenção preventiva, por exemplo.

 

Menos erros

Se você gera, coleta e analisa dados automaticamente, você evita a ocorrência de falhas humanas. Todo imput manual está sujeito a problemas (seja por desconhecimento ou até por esconder alguma informação, por exemplo). No entanto, se você mede parâmetros através da tecnologia, a chance dos dados serem corretos é muito maior.

 

Menos custos

São várias as formas que é possível obter redução de custos com a telemetria. Em primeiro lugar, você está automatizando processos, evitando que exista uma pessoa específica que colha manualmente todo esse tipo de informação. Você também consegue identificar mais rapidamente problemas, realiza a manutenção preventiva e não é pego de surpresa. Por fim, a tendência é que a automatização traga mais produtividade, o que também gera redução de custos.

 

Como a Novidá realiza a telemetria industrial

Grande parte das soluções da Indústria 4.0 está voltada para medição de variáveis relacionadas a máquinas. Na Novidá, resolvemos olhar os processos sob outra perspectiva: criamos um sistema de localização indoor para acompanhar a movimentação de pessoas e equipamentos móveis na planta.

Por meio de sensores, beacons e/ou smartphones, fazemos a telemetria de colaboradores, empilhadeiras e outros veículos dentro do ambiente de negócios. Isso permite localizar funcionários em tempo real, medir tempos de execução, identificar problemas no processo e muito mais.

Remotamente, o gestor pode acompanhar em um sistema em nuvem todas as informações sobre seus recursos, gerando insights relevantes ao negócio.

Quer conhecer melhor nosso software e entender como ele pode ajudar sua empresa? Agende uma conversa com um de nossos especialistas!

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo