Blog

Tendências para siderurgia e mineradoras

Tendências para siderurgia e mineradoras

De tempos em tempos, grandes mudanças ocorrem na área industrial. Foi-se a época em que os processos dependiam exclusivamente de folhas e mais folhas de papel e de um único computador fixo na mesa do escritório. Com o avanço da tecnologia, o digital tomou conta das produções e as tendências para siderurgia abandonaram o molde tradicional.

Se sua solução ainda gira em torno de corte de funcionários ou simplificações de projetos, esqueça. Nada disso tem tanto valor quanto inovar e abusar dos benefícios que vieram junto com a era 4.0.

Por isso, separamos algumas tendências para siderurgia adotadas por grandes empresas para que você também entre nessa onda e amplie seu modelo de negócio. Confira:

 

Impacto de fora

As impressões 3D não são novidade no meio da tecnologia, mas a boa notícia é que podem ser na área siderúrgica.

Atualmente, somente peças pequenas conseguem ser geradas e o processo ainda demanda um investimento alto de capital, mas a ideia é transformar a ação em algo comum para fabricação de peças fundamentais na construção civil e diminuir a pegada ecológica desses projetos.

Apesar das indústrias ainda estarem receosas com a possibilidade de produzirem um metal fraco, já há estudos na área que comprovam a qualidade da peça impressa devido a um sistema de resfriamento ultrarrápido.

Esteja atento!

 

Ecologia é tendência para siderurgia?

A resposta é sim! A adoção de práticas circulares é uma tendência mundial na área dos negócios, e a indústria siderúrgica não ficou de fora.

Atualmente, cerca de 30% do aço produzido no Brasil é proveniente da reciclagem e, em torno disso, as empresas buscam criar formas de conseguir o material e reduzir o impacto no ambiente.

Um exemplo claro é o que a ArcelorMittal faz ao utilizar veículos destruídos para produzir aço. A sucata não só tem um impacto positivo na reciclagem, como também ajuda a otimizar investimentos, já que representa de 50% a 60% do custo de produção do metal.

 

Novos modelos, antigas ideias

Um dos maiores custos na produção de aço é o de energia. Os gastos podem representar até 80% do todo e é importante pensar em alternativas para reduzi-lo.

Isso fez com que uma antiga ideia de Henry Bessemer retornasse com força: o twin-roll. O modelo consiste em derramar aço derretido entre dois rolos refrigerados à água que girariam em contra rotação e prenderiam o metal. Um sistema alternativo, que lança aço líquido sobre uma única correia em movimento horizontal, também está sendo testado, e ambas as ideias poderiam vir a calhar muito bem na economia de energia e compactação.

Estima-se que uma fábrica siderúrgica convencional se espalhe por uma área de 2.000 hectares e produza 4 milhões de toneladas de aço por ano para obter lucro. Com a implementação das ideias citadas, essa área cai para 20 hectares e proporciona bom retorno de investimento com cerca de 500 mil toneladas por ano.

É um modelo promissor!

 

Eficiência em consertos

Sabemos que fazer uma gestão de manutenção adequada é importante para todas as áreas, certo?

Na siderurgia, é fundamental checar todos os equipamentos, e a Vale adotou uma medida muito interessante para verificar caminhões e vagões.

A empresa abandonou os modelos antigos que gastavam tempo, dinheiro e papel com o preenchimento de folhas requisitando manutenção, para serem digitadas e jogadas no sistema depois. Agora, o mecânico recebe a ordem de forma online por meio de palmtops e tablets conectados ao aplicativo Siga Brizzo.

Só em 2016, cerca de 376 mil horas de digitação, 7,8 mil horas de deslocamento até as oficinas e 2,6 milhões de folhas de papel foram economizadas.

 

A era dos Aplicativos móveis

Além do Siga Brizzo, outros apps estão fazendo a cabeça da área siderúrgica por otimizar recursos e melhorar a qualidade de trabalho.

É o exemplo dos aplicativos que registram as atividades realizadas durante as viagens de trem, apontam quais defeitos os vagões apresentam e evitam acidentes causados devido à falta de tampa de bueiro.

Todos eles são usados pela Vale e ajudam a reduzir não só a quantidade de papel empregada, mas a otimizar tempo, diminuir gargalos no processo e impedir que informações sejam perdidas.

Vale a pena ficar de olho nesses aplicativos e se inspirar nos modelos das líderes de mercado!

 

A Internet das Coisas na indústria siderúrgica

Localizar equipe e ativos é uma tarefa complicada dentro de qualquer empresa. A situação é ainda mais comum em siderúrgicas ou mineradoras, já que geralmente falamos de grandes áreas.

Foi pensando nessa dor que a Novidá desenvolveu um sistema único de geolocalização indoor e outdoor com base na IoT.

Além de rastrear objetos, a tecnologia é capaz de te ajudar a economizar tempo, tomar decisões estratégicas, auxiliar na segurança do colaborador e fazer uma excelente gestão de staff.

Não deixe de dar uma olhada em tudo que temos a te oferecer! Clique aqui e saiba mais sobre a tecnologia Novidá.

 

CTABlog_AutomaçãoIndustrial_Experimente

 

BÔNUS

Ainda que as tendências para siderurgia sejam excelentes meios de aprimorar o negócio, sabemos que mudar modelos sempre gera apreensão e é preciso ser feito com cuidado.

Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a encarar os desafios e se preparar para a inovação. Dá uma olhada!

Passo 1: Entenda que tipos de mudanças estão acontecendo nas indústrias de seus clientes e como elas podem afetar a demanda dentro da indústria siderúrgica.

Passo 2: Fique atento quanto às áreas que podem obter maior crescimento e alinhe a inovação dentro de sua empresa com essas tendências.

Passo 3: É hora de transformar seus pontos vulneráveis em forças. Invista em novas linhas de negócio para desenvolver as áreas em que seu mercado fraqueja.

Passo 4: Não adianta saber reconhecer oportunidades se você não adotar um modelo ágil que permita o investimento nelas. Saia do tradicional!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil