Blog

Como enfrentar a escassez de trabalhadores qualificados na indústria?

Como enfrentar a escassez de trabalhadores qualificados na indústria?

Mesmo com a indústria 4.0, é vital ter um chão de fábrica eficiente e que dê conta do recado. Porém, um problema grave vem afetando diversos países e provocando incertezas dentro das empresas: a falta de trabalhadores qualificados.

Estima-se que o Brasil tenha que qualificar cerca de 13 milhões de funcionários nos próximos quatro anos para atender às demandas da indústria, o que é bastante preocupante se levarmos em conta que estamos em 4º lugar no ranking de países com maior dificuldade para preencher vagas.

Essa escassez se apresenta principalmente no nível técnico, já que a estrutura do sistema educacional visa o ensino superior e não oferece, na maioria das vezes, excelência na educação básica.

Para resolver esse gargalo no processo, listamos algumas dicas que prometem te ajudar a lidar com o problema de forma simples e estratégica.

Confira!

 

1 – Não deixe seus funcionários escaparem!

Profissionais sempre almejam oportunidades melhores! Antes de se preocupar com novas contratações, garanta que sua indústria seja um local ideal de trabalho, que motiva e oferta crescimento na área.

Mantenha seus funcionários integrados no processo de modo que estejam cada vez mais engajados, mas não se esqueça de pensar na qualidade da remuneração, condições de trabalho, benefícios e principalmente, reconhecimento.

 

2 – Ofereça capacitações

Já que o mercado não capacita os profissionais, por que não fazê-lo por conta própria, não é mesmo?

Infelizmente, é comum haver desinteresse por parte das empresas quanto a isso, mas não deveria.

Embora haja um aumento de custos, é uma ótima dica para quem está sofrendo com a falta de trabalhadores qualificados no mercado, pois é uma chance de crescimento para o profissional e para a empresa, que terá alguém fiel para suprir a falta de mão de obra.

Cursos, treinamentos, palestras, workshops… vale tudo nessa caminhada em direção ao conhecimento!

 

3 – Automatização

Com a Internet das Coisas, automatizar processos industriais é uma tendência em ampla ascensão.

Além de proporcionar inovação, as tecnologias são capazes de suprir a falta de trabalhadores qualificados, diminuindo assim, a necessidade de técnicos e bacharéis.

Logo, não tenha medo de adotar o lean manufacturing e se jogue de cabeça na Indústria 4.0!

Só não se esqueça de um ponto fundamental: fazer uma boa gestão da manutenção pode prevenir grandes dores de cabeça com o atraso em processos. Fique atento.

 

4 – Esteja por dentro do que acontece na sua indústria

Já ouvir falar em gestão de staff? Apesar de envolver diversos fatores, há um em especial que é extremamente importante para quem sofre com a falta de trabalhadores qualificados: o monitoramento.

À primeira vista, pode parecer apenas um detalhe, mas não é! Saber por onde andam seus funcionários é fundamental para que haja maior controle sobre horários, movimentações e em especial realocação produtiva.

 

A tecnologia a favor da sua indústria

Já que não há nenhuma solução definitiva para resolver a escassez de mão de obra qualificada, precisamos contornar esse problema de forma inteligente.

Se sua indústria pertence a esse mundo, está mais do que na hora de injetar a tecnologia para reduzir custos e otimizar processos!

Pontos interessantes a serem analisados é a gestão do Big Data e a implementação de BPM, que promovem insights poderosos e te ajudam a conhecer a fundo sua empresa.

Além disso, a tecnologia Novidá promete acabar com várias de suas dores através do sistema de geolocalização indoor. Com ele, você é capaz de monitorar recursos em tempo real e com precisão, podendo realocar o staff de modo produtivo e salvar tempo na resolução de problemas.

Quer saber mais? Clique aqui e confira como podemos te ajudar!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil