x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Qualidade 4.0

Qualidade 4.0 – Os desafios da nova era

A Indústria 4.0 está transformando a maneira como as tarefas são executadas no chão de fábrica. O surgimento de novas tecnologias deixa os processos mais ágeis, mas ao mesmo tempo torna a exigência dos consumidores cada vez maior.

Isso cria um grande desafio na área de qualidade: com cadeias de valores mais complexas e prazos mais curtos, como manter o alto padrão dos produtos e serviços oferecidos? Esse é o principal objetivo da Qualidade 4.0.

 

O que é Qualidade 4.0?

É possível definir a Qualidade 4.0 como a Gestão da Qualidade em tempos de Indústria 4.0. Ou seja, trata-se de todo o processo de fiscalização de funções, formas de fabricação, distribuição, tudo isso com o apoio de novas tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Realidade Aumentada, por exemplo.

Todas essas inovações já estão mudando setores como produção, manutenção, compras, logística, entre outras na fábrica. A área de qualidade ainda está descobrindo como se aproveitar dessas tecnologias, mas alguns estudos já mostram algumas perspectivas que mudarão com a aplicação da Qualidade 4.0:

Mudança na ênfase do profissional de qualidade. Ele deixa de ser voltado para “eficiência e satisfação” e passa a focar em “aprendizado e adaptação contínuos”

Mudança no fluxo de informações dentro das empresas. Dados serão compartilhados entre diferentes setores, o que cria uma maior transparência e aumentam as possibilidades de fiscalização na qualidade.

Maior visualização da cadeia de suprimentos e processos produtivos. Ou seja, será possível monitorar em tempo real se os produtos estão em ordens e tarefas estão sendo bem executadas.

Foco na experiência do cliente. O mundo em constante transformação resulta em consumidores cada vez mais exigente. Satisfazer essa demanda é um dos grandes desafios da Qualidade 4.0.

 

BAIXE NOSSO E-BOOK SOBRE QUALIDADE 4.0 E SAIBA TUDO SOBRE O ASSUNTO

 

Abordagens Inovadoras da Qualidade 4.0

Em termos práticos, como podemos usar a tecnologia para auxiliar na gestão da qualidade? Reunimos aqui algumas propostas que já estão sendo aplicadas na indústria:

 

Feedback em Tempo Real do Produto/Serviço

As empresas podem levantar um feedback em tempo real dos seus consumidores a respeito dos produtos ou serviços oferecidos. Uma inteligência artificial pode analisar correlações entre condições externas (como clima ou número de fornecedores) e um determinado tipo de falha de usabilidade.

Uma “equipe de resposta rápida” multifuncional pode desenvolver rapidamente soluções que resolvam os problemas identificados dessa forma.

 

Diagnóstico e Gestão Remotos

Por meio de sensores IoT, é possível identificar problemas de máquinas ou produtos, criando uma maior inteligência sobre o processo e sua qualidade. Algumas empresas usam até análises preditivas para identificar padrões de correlação de avarias, por exemplo.

As soluções de gestão remota podem melhorar muito a qualidade da empresa, já que elas resolvem problemas antes que o cliente perceba a falha. Elas também reduzem custos já que evitam a devolução e recalls caros.

 

Gerenciamento Avançado da qualidade do Supply Chain

Com base em dados coletados previamente nos registros de desempenho dos fornecedores, é possível criar uma “pontuação” que indica a probabilidade de futuros incidentes de qualidade. Em caso de pontuação baixa, automaticamente o fornecedor pode receber um alerta para identificar a causa raiz do problema.

 

Novidá e a Qualidade 4.0

Em busca de oferecer aos seus clientes a possibilidade de aprimorar a qualidade de seus produtos, a Novidá desenvolveu um sistema de geolocalização indoor, que monitora a movimentação de recursos pela planta.

Por meio de smartphones ou beacons, acompanhamos a movimentação de equipamentos e colaboradores em suas rotinas de trabalho. Dessa forma, o gestor pode localizar um funcionário em tempo real, avaliar tempos de execução e melhorar a qualidade de seus processos.

Quer entender melhor como funciona o sistema da Novidá e como ele pode melhorar a qualidade do seu negócio? Agende um bate-papo com nosso time de especialistas!

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo