x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Telefone

    +55 11 4431-8580

  • Endereço

    R. Nicolau Barreto, 26
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Movimentação de Materiais: guia completo sobre logística interna

O que é movimentação de materiais?

 

Movimentação de Materiais

 

Também chamado de “Transporte Interno” a movimentação de materiais diz respeito ao movimento de produtos dentro de uma pequena área. Ou seja, dentro de uma fábrica, por exemplo, entra aqui toda a movimentação com o objetivo de repor a matéria-prima da linha de produção e o transporte para diferentes setores ou galpões.

Essa movimentação não deve levar em conta apenas o espaço e o tempo em que os produtos são movimentados, mas também o aspecto humano. Afinal, por mais automatizada que seja a operação, sempre terá alguém para comandar a movimentação de materiais.

Em uma visão ótima, o ideal é que toda movimentação de produtos seja feita de forma segura, com baixo custo, acurácia e sem danos ao material. É para conseguir alcançar esse cenário que existem estratégias, técnicas e ferramentas específicas.

 

Benefícios de otimizar a movimentação de materiais

 

– Redução de Custos

Ao utilizar equipamentos mecânicos para a movimentação de materiais, o custo com mão de obra é reduzido. Além disso, uma boa logística interna também reduz a perda de materiais e o número de acidentes.

 

– Aumento da Capacidade Produtiva:

Boas práticas na movimentação de materiais geram mais rapidez em todo o ciclo produtivo, o que permitirá o aumento da capacidade produtiva. Repensar o layout industrial aproveitando todo o espaço disponível também ajuda nesse sentido.

 

– Melhores Condições de Trabalho

Otimizar as rotas de empilhadeiras, por exemplo, vai garantir mais segurança e menos “esforço” para o trabalhador, criando melhores condições de trabalho.

 

– Melhor Distribuição:

A reorganização do layout industrial irá melhorar a distribuição de equipamentos, produtos e pessoas na operação. Isso vai gerar um ambiente muito mais produtivo e agradável para trabalhar.

 

Princípios da Movimentação de Materiais

 

Planejamento

A movimentação de materiais deve ser consequência de um plano estudado e muito bem estruturado. As necessidades, objetivos e métodos devem ser definidos antes de qualquer passo.

Um bom planejamento deve ser desenvolvido por uma equipe de fornecedores, consultores e gestores, que precisam conhecer muito bem a operação e os objetivos estratégicos da empresa.

 

Padronização

Os métodos e equipamentos empregados precisam ter a menor variedade possível. Isso ajuda a criar, de fato, um processo organizado para aumentar a eficiência do negócio.

A padronização se aplica também às cargas, pois assim todos os equipamentos disponíveis poderão atender à carga especificada.

É importante que a flexibilidade não seja sacrificada em prol da padronização. Ou seja, é necessário equilibrar esses dois pontos. Por exemplo, o acesso a alturas e trânsitos dentro das instalações não pode ser prejudicado pela padronização.

 

Unitização

Unitizar uma carga significa agrupá-la durante um intervalo de tempo para facilitar a armazenagem e movimentação. Isso pode ser feito na forma de pallets ou contêineres, por exemplo.

A movimentação de cargas unitizadas facilita o trabalho do operador, já que exige um menor esforço e trabalho.

 

Trabalho e Tempo Ocioso

Os tempos de cada movimentação devem ser medidos e estudados. A missão é reduzir ao máximo o tempo de execução de cada tarefa, para obter o maior rendimento das máquinas, aumentar a produção e, consequentemente, a rentabilidade do processo.

Assim, todo tempo ocioso também deve ser eliminado. Um equipamento não utilizado ou um operador que precisa esperar para executar uma tarefa são exemplos de desperdícios.

 

Segurança Ergonômica

A ergonomia é a ciência que estuda a adaptação das condições de trabalho às atividades do homem. Assim, é preciso reconhecer e respeitar as limitações humanas ao projetar as movimentações dentro da fábrica.

Os equipamentos devem auxiliar na eliminação de movimentos repetitivos e que causem trabalhos excessivos aos operadores. Além disso, a segurança do trabalhador também deve ser sempre colocada em pauta.

 

Utilização do Espaço

Esse é o princípio básico para um bom sistema de armazenamento e movimentação de materiais. O objetivo é conseguir atingir o nível máximo na densidade de armazenagem, mas é importante pensar em questões como acessibilidade e a facilidade de encontrar e selecionar itens.

Ocupações verticais, possibilitadas através de empilhadeiras, são ótimas para obter o maior aproveitamento da área, facilitando e organizando o fluxo do local.

 

Integração

É de suma importância que todas as áreas estejam envolvidas e integradas no processo de movimentação de materiais. Assim, a operação deve ser analisada no recebimento, estocagem, produção, inspeção, embalagem, expedição e transporte.

Se você consegue aplicar a logística integrada, equipamentos e mão de obra que não estão sendo utilizados em um determinado setor podem ser realocados para outro, otimizando o processo como um todo.

 

Automação

Por meio da tecnologia, diversos processos relacionados à movimentação de materiais podem ser automatizados ou no mínimo mecanizados. O grande objetivo é agilizar a operação, aumentar a eficiência e reduzir custos.

Para entender quais são os pontos críticos que podem ter o apoio da tecnologia, é importante analisar os processos pré-existentes e identificar onde estão os maiores gargalos. Em seguida, verificar se é possível automatizar algum processo para eliminar esses gargalos.

 

Meio-Ambiente

O consumo de energia, geração de resíduos e impacto ao meio-ambiente deve ser levados em conta na hora de projetar a movimentação de materiais.

Sempre que possível, contêineres e pallets devem ser reutilizados ou reciclados após sua disponibilidade. Já produtos considerados “perigosos” necessitam de uma atenção extra para proteção contra vazamentos e outros riscos.

 

Ciclo de Vida

Para entender como otimizar processos, é importante analisar o custo do ciclo de vida da movimentação de materiais. Isso significa todas as despesas entre o primeiro valor gasto para selecionar um método de movimentação até a substituição total do método, peças ou equipamentos.

É importante incluir aqui também as despesas com manutenção preditiva e custos gerais com manutenção e substituição de peças.

 

A tecnologia na logística interna

 

A tecnologia é parte essencial para otimizar o transporte dentro da fábrica. Para começar, o uso dos mais modernos equipamentos, como empilhadeiras e carrinhos, vai trazer agilidade e segurança para a operação.

Softwares WMS (Warehouse Management System) auxiliam em toda cadeia logística, permitindo ter maior controle na gestão de armazenagem e de estoque.

Por fim, é possível utilizar sistemas de RTLS (na forma de beacons ou RFID, por exemplo) para mapear a movimentação dos seus produtos e equipamentos dentro da fábrica. Isso ajuda a utilizar melhor o espaço, realocar equipes ou equipamentos e otimizar rotas.

 

Como a Novidá auxilia na movimentação de materiais?

 

A Novidá possui justamente uma solução de geolocalização para monitorar a movimentação de equipamentos, produtos ou pessoas dentro de qualquer ambiente. Nós distribuímos sensores pela planta e colamos beacons (tags emissoras de bluetooth) nos recursos que devem ser mapeados.

Dessa forma, conseguimos indicar, em tempo real, a localização precisa do objeto. Isso vai te ajudar a entender como é a movimentação das empilhadeiras ao longo do dia, qual é a rota percorrida pelos produtos, onde estão a maior concentração de equipamentos e pessoas, entre outros insights.

Com essas informações na palma da mão, o gestor é capaz de encontrar os principais gargalos de produtividade, otimizar suas rotas, garantir maior segurança aos operadores e ter pleno controle sobre a movimentação de materiais no negócio.

Detalhamos melhor como ajudamos grandes empresas a atingir um ROI de até 189% em nossos cases de sucesso da Gerdau e da Renault, disponíveis para download gratuito.

Confira também mais informações sobre os benefícios de nossa solução para a logística!

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo