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Integrar online e offline
26 de junho 2017

É hora de integrar online e offline!

Há algum tempo temos passado por momentos de grande turbulência econômica e política. Diversas perguntas com poucas respostas convincentes geram dúvidas em todos. Elas nos colocam em xeque tanto como cidadãos, quanto como profissionais. Antes de falarmos sobre integrar online e offline, quero dar um panorama sobre nosso cenário atual.

 

Como participante ativo dos ecossistemas de inovação, marketing e varejo, tenho segurança em dizer: esse é o momento de enxergar a “parte cheia do copo” – e ela é sim animadora. Mais do que isso, nos mostra caminhos para redesenharmos nossa estratégia de captação de clientes e crescimento nas vendas.

 

 

Inflação em ritmo de queda – acredite ou não

 

Para começar, o índice oficial da inflação em nosso país, o IPCA, felizmente registrou 0,38% em janeiro, marcando a menor alta para o mês desde 1979, surpreendendo até analistas de mercado que já projetavam uma elevação maior.

 

Esse resultado favoreceu para haver uma forte redução no que economistas chamam de “acumulado em 12 meses”, passando de uma inflação de 6,29% em dezembro de 2016 para 5,35% em janeiro. Com isso, o IPCA mantém a expectativa de que a inflação deste ano ficará abaixo da meta central, que é de 4,5%.

 

E falando mais diretamente do nosso varejo, de acordo com uma pesquisa recente da Associação Comercial de São Paulo, a AC Varejo #32, estamos mantendo um ritmo de retomada.

 

Os volumes de vendas do varejo restrito – excluindo veículos e materiais de construção – no Estado de São Paulo continuaram apresentando menor retração em relação a novembro, fazendo uso da mesma base de comparação. Isso não significa que estamos passando por uma era dourada – longe disso! Como meu objetivo é sempre trazer um olhar mais analítico sobre o mercado, posso dizer que trata-se de mais um bom indicativo que nossa economia é mais forte do que se imagina.

 

 

A chave do varejo está em integrar online e offline

 

Parafraseando o publicitário Nizan Guanaes, “Enquanto uns choram eu vendo lenços”. A chave para tirar proveito desse momento é ser criativo. No nosso caso, passa por compreender o seguinte: não existem mais os universos online e off-line. Isso mesmo, para gerar verdadeiro valor ao seu cliente a primeira coisa que deve ter em mente é que ele transita, pesquisa, escolhe pela sua loja e interage com ela não só quando passa por ela e entra para realizar uma compra.

 

Pensar de maneira plural a integração off-to-on abre um oceano de possibilidades. Seu negócio é físico, mas você sabe quantas pessoas passam em frente ao seu estabelecimento? Tem ideia de quem são e suas preferências? Sabe qual é sua taxa de conversão? Quantas adaptações podem ser feitas desde a vitrine, quantidade e opções de produtos se você tivesse informações como essas, não? Isso sem falar de melhorias na equipe de vendas e na gestão do seu estoque.

 

Se você colocar em prática uma boa estratégia de integração entre online e off-line, é possível ter esses dados estratégicos na palma da mão. Em um mundo cada vez mais competitivo e conectado, ter um bom volume de dados é essencial para conhecer o consumidor e tomar decisões certeiras que vão impulsionar o seu negócio. E não existe momento melhor do que a retomada da economia para colocar essa estratégia em jogo. O que você está esperando?

Por Fabio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá

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