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5 elementos para aumentar suas vendas no varejo físico
27 de abril 2017

5 elementos para aumentar as vendas que todo varejista precisa saber

*Por Fabio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá 

 

É uma discussão que já leva tempos. Como tornar a minha loja mais atrativa e propícia para uma experiência ideal de compra? Como se sabe, o varejo tem passado por uma grande transformação onde, para ser competitivo, é cada vez mais importante aliar estratégias de atração e o conhecimento do consumidor em todo o ciclo de compra.

 

Uma pesquisa da consultoria norte-americana WD Partners nos traz algo relevante a respeito. Mais de 70% dos entrevistados ainda preferem comprar em loja física, o que mostra dentre outros fatores, o desejo do cliente em vivenciar presencialmente o processo de aquisição do produto. 

 

Ok, isso é um alento tendo em vista a grande oferta de muitos dos mesmos produtos no ambiente online, mas será que você varejista está tirando vantagem desse cenário? Pois bem, muitos ainda não.

 

Foi pensando nisso que compartilho com vocês quais são os 5 principais elementos que todo varejista PRECISA trabalhar para sair na frente de sua concorrência e entregar a melhor experiência de compra da vida de seus clientes. Não, eu não estou aqui para reinventar a roda, mas sim para ajudar você a identificar quais são os elementos-chave para envolver seu consumidor nos estágios mais decisivos da jornada de compra no varejo físico.

 

 

1 – Ponto de venda (PDV)

 

Tenha sempre bem definido qual é o foco da sua loja, desde o produto que oferece ao tipo de consumidor que deseja chamar de seu cliente. Um PDV bem ajustado se torna uma arma valiosa para desenvolver ações dentro do seu ambiente, engajando o cliente com criatividade e foco nas suas necessidades.

 

 

2 – Atratividade da loja 

 

Pense que, antes de mais nada, seu estabelecimento é um grande showroom e, por oferecer produtos da sua empresa e até de outras, é importante ter esse alinhamento das expectativas e estratégias dessas marcas à sua própria.

Significa trazer as estratégias de trade marketing – que vão desde como deve ser posicionamento dos produtos nas gôndolas a ações de visual merchandising, como o uso de wobblers e stoppers. Junte isso a, por exemplo, tecnologias de Internet das Coisas (IoT) ou microlocalização, que traga diversas informações sobre todo o fluxo de pessoas dentro da sua loja, inclusive por onde passam, e terá algo valioso em mãos. 

 

 

3 – Atendimento ao cliente

 

A jornada de compra no varejo físico não termina na boca do caixa. Hoje é necessário – é conveniente – estar disponível ao cliente também nos pós-venda. Realizar pesquisas de satisfação via NPS para ajudar na avaliação dos seus vendedores e na satisfação geral da loja e mix de produtos, é uma opção que pode trazer resultados relevantes. Ter seu cliente próximo, seja via e-mail ou mensagens por aplicativos, te trará uma percepção do real do ciclo de venda do produto e a eventual perda de interesse pelo mesmo. 

 

 

4 – Taxa de conversão 

 

Avalie quais são os fatores que te levam aos preços dos seus produtos. Pense: Produto bom é aquele que vende! Estar atento ao movimento dentro da loja, quais produtos têm maior e menor saída é um dos gatilhos para compreender onde devem ser o foco das melhorias na sua loja, seja no ajuste do share, funcionários ou mesmo de produtos e fornecedores.

 

 

5 – Experiência dentro da loja 

Sempre digo aos parceiros da Novidá que uma loja realmente atrativa é aquela que te faz se sentir em casa. Soa como um jargão, não é? Pois nem todos são de se jogar fora. É claro que se trata de uma força de expressão mas tem lá seu fundo de verdade.

 

Uma loja que se preocupa com seu consumidor pensa em se aproximar dele. E isso vai desde o aroma, luz, cores, tipos de layout, formas de abordagem e engajamento até o momento tão esperado, a compra.

 

 

Com esses elementos apresentados acima bem endereçados, a sua loja terá o principal para atrair mais pessoas que passam pelo seu estabelecimento, aumentar a taxa de conversão daqueles que entram e consequentemente, aumentar as vendas e alçar vôos cada vez mais altos. 

Pronto para otimizar seu negócio?

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