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Estar sempre à frente da concorrência
28 de setembro 2017

5 dicas para estar sempre um passo à frente da concorrência

Como todo empreendedor sabe, lidar com a concorrência é inevitável. Mas isso não tem que ser algo apenas negativo. Além de fazer parte do jogo, a concorrência está aí para te inspirar a melhorar, a fugir do comodismo e a investir em atitudes que impulsionem o seu negócio e superem o impacto de outros players.

 

Quer saber como? Confira 5 passos simples, práticos e de fácil implementação que vão ajudar o seu negócio a sair na frente da concorrência:

 

 

1- Esteja atento às despesas do seu negócio

 

Mantenha uma lista dos custos operacionais do seu negócio – isso pode ser feito manualmente, em planilhas ou com um software ERP, capaz de fornecer relatórios atualizados.

 

A partir daí, procure os “vazamentos”, áreas que podem ter o custo reduzido ou despesas que podem ser eliminadas. Consulte a opinião da sua equipe financeira e dos membros do seu staff – afinal, eles conhecem o dia a dia da loja e certamente saberão indicar cortes que podem ser feitos sem comprometer o bom funcionamento da empresa.

 

Seja consciente na hora de decidir o que cortar: por vezes, um corte pequeno aqui e ali, sem grande impacto na sua operação, pode resultar em uma grande economia (como já diziam nossos avós, “é de grão em grão que a galinha enche o papo”).

 

Duas áreas não devem ser implicadas no corte de custos: marketing e margem de lucro. E as razões para isso são simples. Ao utilizar o corte na margem de lucros como uma estratégia competitiva mais agressiva, muitos negócios comprometem a própria sustentabilidade. Afinal, o preço praticado não surgiu do nada, não acheter du cialis en ligne é mesmo? Ele reflete a margem necessária para a manutenção do seu negócio e por isso não deve ser modificado dessa forma.

 

Gastos em marketing e publicidade representam outra área que devem ser considerada essencial. Lembre-se, em épocas de baixo movimento de vendas ou ainda em tempos de crise, há menos pessoas dispostas a gastar. Isso significa que a competição por cada cliente lá fora fica ainda mais acirrada e você não vai querer que seu varejo seja esquecido. A sua concorrência certamente não vai reduzir os gastos em marketing. De quem você quer que o seu cliente se lembre?

 

 

2- Seja criativo e conheça o seu mercado

 

Tenha em mente de forma clara qual é o público alvo do seu varejo e invista em campanhas de marketing que sejam criativas e direcionadas a esse público. Busque ainda mapear outros grupos de clientes que não sejam o foco e que possuam alto potencial de fidelização – grupos como adolescentes, jovens adultos, mães, aposentados, etc. Especializar-se em um segmento demográfico permite oferecer serviços associados que serão, a longo prazo, um diferencial do seu negócio

 

3- Ofereça excelência no atendimento ao cliente

 

Não basta ter um bom produto. Não basta ter um bom atendimento. Se falamos em excelência, estamos nos referindo àquele algo a mais: o diferencial que encanta o cliente, que não só faz com que ele volte, mas que ainda o estimula a divulgar a sua empresa aos amigos e familiares. Torne a experiência de compra algo personalizado e memorável. Ofereça, por exemplo, a possibilidade cotar e comprar a distância com serviços do tipo WebDesk.

 

Mantenha diversos canais de comunicação com o cliente: invista em gerenciamento de conteúdo e marque presença nas redes sociais. Fale a linguagem do seu público alvo.

 

 

4- Utilize a tecnologia a seu favor

 

Existe uma infinidade de recursos tecnológicos que permitem melhorar o gerenciamento dos recursos da sua empresa, reduzindo o tempo gasto com papelada e telefonemas rotineiros, e permitindo que você e sua equipe se dediquem àquilo que é realmente essencial: o cliente.

 

Busque soluções inteligentes que permitam integrar diversas áreas do seu negócio em uma mesma plataforma. Um bom sistema para comercio varejista vai possibilitar que você veja além de números isolados, mas relatórios gerados de forma simples, rápida e eficiente que vão facilitar o gerenciamento estratégico de sua empresa, aumentando a sua lucratividade.

 

Além disso, um sistema para gestão de varejo traz inúmeras vantagens, desde o controle de estoque até a gestão do seu financeiro.

 

 

5- Qualifique a sua equipe

 

Ao fazer o processo seletivo, procure funcionários que, acima de tudo, gostem de trabalhar com pessoas. Afinal, sabemos que técnicas de venda podem ser ensinadas, mas simpatia e cordialidade dificilmente podem ser aprendidas.

 

Invista em treinamento contínuo e garanta que sua equipe conheça a fundo aquilo que está vendendo. Lembre que sua loja precisa ser entendida por clientes e funcionários como um local de encontro, de relacionamento: só assim a experiência de compra na loja física superará a virtual.

 

 

por Gabriela Vitória, analista de marketing do GestãoClick

 

 

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