x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Telefone

    +55 11 4431-8580

  • Endereço

    R. Nicolau Barreto, 26
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Estratégia mobile no varejo
8 de setembro 2017

Você tem uma estratégia mobile no varejo?

Definitivamente, os smartphones já tomaram conta da nossa sociedade. Hoje, usamos mais a internet através dos dispositivos móveis do que pelo desktop. Essa mudança de comportamento tem grandes consequências no modo como as pessoas compram e fecham negócios. Assim, é cada vez mais importante planejar uma estratégia mobile no varejo.

 

Os consumidores agora estão fazendo pesquisas de mercado, comparando preços e procurando cupons quando já estão dentro da loja. Isso cria um leque de oportunidades de marketing incrível. Porém, se o lojista não tiver planejado nenhuma estratégia voltada a esse público, a chance de concretizar uma venda pode ser desperdiçada.

 

Para mostrar de que forma o varejista pode se aproveitar da popularização dos smartphones, listamos algumas ações e insights que podem ajudar a estruturar uma estratégia mobile.

 

 

Coletar dados

 

Um dos grandes desafios enfrentados por quem tem uma loja física é entender exatamente quem é o público da sua loja. Se no ambiente online é possível fazer essa identificação e coletar facilmente e-mails e informações pessoais, no varejo isso se torna mais difícil.

 

Os smartphones, porém, podem quebrar essa barreira. Já existem hoje sistemas de geolocalização indoor, capazes de identificar o comportamento do cliente dentro da loja justamente via wi-fi. Dessa forma, o varejista entende quantas pessoas entraram em sua loja, quais são as áreas mais visitadas, o tempo de permanência médio, entre outras informações.

 

Você ainda pode disponibilizar o wi-fi da sua loja aos clientes em troca de alguns dados: seja um CPF, idade, e-mail ou qualquer outra informação que você julgue ser importante para entender melhor quem é o público que frequenta seu negócio.

 

 

Ofertas personalizadas

 

Essa é a consequência do maior volume de dados coletados pelos smartphones de seus clientes. Sabendo melhor qual é o perfil do seu consumidor, é possível entregar ofertas personalizadas a ele. Em um primeiro momento, por exemplo, isso pode ser feito com um e-mail marketing enviado depois que o cliente já saiu da loja, com objetivo de fidelizá-lo.

 

Mas as possibilidades vão além: se você trabalhar com um aplicativo da loja aliado a tecnologias de geolocalização, é possível enviar ofertas e informações sobre determinado produto no momento em que o cliente chega próximo a ele.

 

É claro que isso precisa ser muito bem estudado para ser aplicado de forma que o cliente não se sinta invadido. Porém, o futuro do varejo caminha nessa direção e as possibilidades de uso de um sistema como esse são infinitas!

 

 

Meio de pagamento

 

Apesar desse sistema ainda não ser tão popular no Brasil, hoje já existem tecnologias que permitem processar pagamentos pelo celular, por meio do aplicativo da loja. Através de um QR Code, toda a operação pode ser feita mesmo off-line.

 

Novamente, essa possibilidade pode revolucionar a forma como compramos e até eliminar a necessidade de ter um cartão físico, além de capturar mais dados sobre o comportamento de compra de cada cliente.

 

 

Canal de relacionamento

 

Seja por meio de um aplicativo ou de um site responsivo – ou seja, customizado para ser acessado por dispositivos móveis – você pode oferecer um canal de atendimento ou relacionamento para quem está usando um smartphone.

 

Isso ajuda a engajar o consumidor e valoriza a percepção da sua marca. É algo simples, mas que pode fazer a diferença na hora que algum cliente tiver alguma dúvida e precisar de uma resposta rápida.

 

 

Resultado: melhorar a experiência

 

O fato é que todas as ações que listamos aqui convergem para um único ponto: oferecer uma experiência de compra memorável ao consumidor. Como ele já está habituado ao smartphone, trazer o seu negócio para o mundo do cliente só vai facilitar a vida dele.

 

Mas ter uma estratégia mobile ainda não é comum entre os varejistas. Se de um lado isso gera um certo receio aos gestores, por outro lado é uma grande oportunidade de inovar e ser um dos primeiros a explorar o poder dos smartphones. O resultado pode te surpreender!

 

Por Fabio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo