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Fluxo de clientes
28 de agosto 2017

7 motivos para adquirir uma solução de fluxo de clientes para sua loja

Quem atua no setor varejista sabe da importância de conhecer exatamente quem é o seu público-alvo. No entanto, por muito tempo esses profissionais tiveram que usar a intuição ou dados imprecisos para tentar entender o comportamento dos clientes. Isso porque faltavam mecanismos que trouxessem informações reais de quem visita o estabelecimento.

 

Por meio da tecnologia, essa barreira foi rompida e surgiram no mercado as soluções de fluxo de clientes: sensores espalhados pela loja identificam os consumidores via wi-fi e conseguem monitorá-los pela estabelecimento.

 

Dessa forma, o varejista tem acesso a dados como fluxo no entorno da loja, número de visitantes, tempo de permanência, quantidade de visitantes recorrentes e áreas mais visitadas do negócio por meio de um mapa de calor.

 

Mas o que fazer com todos esses dados? Selecionamos 7 motivos que te dão a certeza de que vale a pena investir em uma solução como a da Novidá!

 

 

Saiba o ROI das suas campanhas

 

Afinal, como mensurar o resultado de qualquer ação no varejo? Olhar apenas o faturamento da loja pode não ser uma boa ideia, já que diversos fatores podem influenciar nesse número. Porém, se você tem em mãos uma vasta quantidade de dados, já fica muito mais fácil entender qual é o panorama.

 

Por exemplo, se você fez uma campanha de brand awareness, com o objetivo de apresentar sua marca ao público, não faz sentido você verificar se o seu faturamento aumentou nas semanas seguintes. Ao invés disso, é mais coerente verificar se o número de visitantes da loja cresceu, ou seja, se as pessoas se interessaram por ir até a loja a partir da campanha.

 

 

Crie ações de marketing assertivas

 

Com um número muito maior de informações a respeito do cliente e de seu comportamento de compra, você passa a ter um ponto de partida muito mais claro para suas campanhas de marketing.

 

Saber o número de visitantes da loja ou quais são os produtos mais atraentes é fundamental para definir o tipo de campanha que você vai criar. Caso contrário, você parte exclusivamente da intuição, o que pode ser um tiro no pé!

 

 

Melhore sua estratégia de preços e produtos

 

Entender qual é o comportamento do cliente na sua loja te dá a possibilidade de reavaliar sua estratégia de preços e o mix de produtos oferecido. Por exemplo, se você percebeu que o tempo de permanência médio está muito baixo, talvez os preços não sejam compatíveis com o público que visita o local.

 

Por outro lado, uma análise do mapa de calor da loja pode trazer insights sobre os produtos que estão sendo oferecidos e como melhorar a escolha desses itens.

 

 

Rentabilize o espaço da loja

 

Está na hora de você enxergar cada metro quadrado da sua loja como uma possibilidade de vender mais. Desperdiçar espaços com produtos pouco atraentes significa deixar de ganhar dinheiro.

 

Porém, a única forma de entender quais são as áreas que precisam ser otimizadas é com o mapa de calor. Mais do que apenas identificar produtos mais ou menos atraentes, você consegue extrair insights para definir como combinar os itens e reorganizar a loja.

 

Por fim, o mesmo mapa de calor (em conjunto com outros dados) te ajuda a entender se sua nova disposição de layout surtiu o efeito desejado ou não. Agora tente imaginar como você faria tudo isso sem essa tecnologia. Praticamente impossível, não?

 

 

Otimize o seu atendimento

 

Se você utilizar os dados para balizar sua reorganização de loja, certamente seus clientes precisarão menos de sua equipe de atendimento. Informações sobre número de visitantes na loja, tempo de permanência e horários com maior ou menor número de clientes também te ajudam a entender quantos funcionários você realmente precisa por turno.

 

Por fim, a taxa de visitantes recorrentes é uma boa métrica para entender se sua equipe está proporcionando um bom atendimento ao cliente. Afinal, eles não retornariam à loja se tivessem passado por alguma experiência ruim.

 

 

Identifique gargalos no funil de vendas

 

Você sabe onde está o maior problema da sua loja? Será que é o ponto de vendas que está mal localizado? Ou sua vitrine que não é tão convidativa? Ou será que a grande dor de cabeça está dentro da loja, na hora de converter visitantes em clientes?

 

A única forma de ter essa resposta é com um sistema de fluxo de clientes. Cruzando as informações de faturamento com os dados de quantas pessoas passam em torno da loja e quantas entram no estabelecimento, você tem uma visão completa da jornada de compra do seu consumidor.

 

Isso é fundamental para identificar onde há um gargalo no seu funil e que tipo de ações você pode tomar para aumentar as vendas!

 

 

Ofereça uma melhor experiência ao cliente

 

Garanto que se você colocar em prática os outros 6 insights que relatamos aqui, o seu cliente vai ter uma experiência muito mais satisfatória em sua loja. Isso porque todo o planejamento – do mix de produtos à organização da loja – foi feita com base justamente no comportamento do consumidor.

 

Gerar uma boa experiência de compra significa aumentar o número de clientes recorrentes e, consequentemente, vender mais!

 

 

Como você deve ter percebido, todos os pontos convergem para um único objetivo: ter melhores resultados no varejo. Se quiser entender melhor como a Novidá pode te ajudar nesse sentido, saiba mais sobre nossa solução ou entre em contato conosco!

 

Por Fabio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá

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