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mapa de calor na loja
3 de agosto 2017

Mapa de Calor na loja – Entenda a jornada do seu cliente

Como o mapa de calor das lojas, ou heatmap, pode transformar a forma como o varejo mede seus resultados

 

Aumentar as vendas é um desafio constante para qualquer varejista. Várias táticas podem ser colocadas em prática para atingir esse objetivo. Todas elas, porém, passam por um ponto crucial: entender exatamente quem é o seu cliente e qual é a experiência dele dentro da sua loja.

 

Com o avanço da tecnologia, já existem soluções que podem ajudar gestores a conhecer melhor o seu público. Bons sistemas de fluxo de clientes, por exemplo, oferecem a função de mapa de calor na loja. Trata-se de um monitoramento em tempo real da jornada do cliente dentro do estabelecimento.

 

Por meio dessa solução, o varejista fica sabendo quais são as áreas mais visitadas da loja, quais são as “zonas mortas” e quanto tempo o cliente passa em cada espaço. Essas informações criam insumos para entender qual é o percurso do consumidor dentro da sua loja física.

 

Mas como esse monitoramento pode ajudar na estratégia dos lojistas? Listamos 4 grandes pontos que você só consegue otimizar com uma solução de mapa de calor:

 

 

Organização da loja

 

A disposição dos itens na sua loja é uma das principais táticas que você tem para vender mais. Colocar essa decisão em segundo plano ou organizar os produtos de forma aleatória significa desperdiçar oportunidades e, consequentemente, perder dinheiro.

 

Quando você sabe exatamente quais são as áreas mais atrativas do seu negócio, fica mais fácil planejar que tipo de produtos você colocará nesse local. Entendendo qual é a relação do consumidor com seus produtos, é possível criar estratégias de cross merchandising, ou seja, incentivar a venda de dois itens em conjunto.

 

Por fim, há também a oportunidade de criar um layout de loja projetado para o consumidor percorrer uma “trilha” rumo à compra. Analisando o fluxo de clientes pelo mapa de calor, você entende qual é o percurso dele e tenta induzi-lo a tomar as ações que você deseja.

 

 

Mix de Produtos e Pricing

 

Não é só a organização do estabelecimento que pode ser redefinida com os insights do mapa de calor. Toda sua estratégia de produtos pode ser reformulada, caso identifique essa necessidade.

 

Por exemplo, imagine uma loja que vende roupas sociais e casuais. Se o mapa de calor apontar que as pessoas circulam muito mais na área de roupas cotidianas, talvez seja melhor expandir essa seção e diminuir a área destinada para as roupas sociais.

 

Em um outro exemplo, se há muitas pessoas visitando um determinado setor mas, com as informações do caixa, você percebe que não há um grande número de venda dos produtos situados lá, é possível que sua estratégia de pricing precise ser reformulado.

 

Que tal fazer uma promoção desses produtos e entender se o preço não é um fator determinante para a desistência da compra?

 

 

Testes A/B

 

Como no exemplo acima, realizar testes é importantíssimo no varejo. O mapa de calor é um grande aliado na mensuração de resultados desses testes. Seja uma nova disposição de loja, uma mudança no posicionamento de algum produto ou um lançamento de campanha. Você sempre poderá analisar como foi o fluxo de clientes antes e depois da ação tomada.

 

Sem essa solução, você tem apenas o número de vendas como referência para entender a efetividade da sua estratégia. Porém, muitas vezes o aumento no faturamento pode te trazer impressões erradas.

 

 

Campanhas efetivas

 

Suas campanhas de marketing, promoções, sorteios e demais ações na loja tendem a ser muito mais efetivos com a análise do mapa de calor.

 

Afinal, você terá em mãos qual é o melhor local para colocar a estratégia em prática, quais os produtos mais atraentes e como o seu consumidor se relaciona com esses itens. Isso facilita e muito a criação de campanhas mais efetivas, certo?

 

O mapa de calor é apenas uma das ferramentas que a Novidá oferece em sua solução para varejo. Entenda melhor como funciona nossa tecnologia e ganhe inteligência na sua tomada de decisão!

 

Por Fabio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá

 

 

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