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Marketing de Varejo
19 de outubro 2017

Marketing de varejo: 6 métricas para avaliar sua eficiência

Por melhor que seja o serviço oferecido, o marketing de varejo é essencial para qualquer lojista. Todo gestor precisa planejar estrategicamente qual será o mix de produtos de seu estabelecimento e como comunicar ao público sua proposta de valor.

 

Além de criar campanhas que aproximem o cliente da loja, o varejista precisa medir a eficácia de suas ações. Essa é uma das maiores barreiras no segmento, já que muitas vezes o profissional não encontra maneiras de fazer essa avaliação ou não sabe quais métricas utilizar para esse fim.

 

Para ajudar os varejistas que tem essa dificuldade em medir o ROI de suas campanhas de marketing, separamos 6 métricas importantes para entender quais pontos precisam ser melhorados. Também vamos explicar como você pode levantar todos esses dados dentro da sua loja:

 

 

Taxa de atratividade

 

Você sabe quantas pessoas passam na frente do seu negócio? E quantas de fato visitam o estabelecimento? Esse número é essencial para entender a taxa de atratividade da loja. Calculamos essa métrica a partir da divisão do número de visitantes pelo número de passantes.

 

Se você avaliar que esse número está baixo, é hora de repensar nas estratégias de marketing que você está usando na sua vitrine, por exemplo. Tente criar elementos que chamem a atenção de quem passa pelo local para convencer as pessoas a entrarem na loja.

 

 

Taxa de conversão

 

Uma das métricas mais importantes do varejo, a taxa de conversão te dará vários insights para entender o que está acontecendo dentro da sua loja. Para calcular esse dado, basta dividir o número de vendas pelo número de visitantes do negócio. Ou seja, aqui entenderemos se as pessoas que entram na loja estão realmente se interessando pelos produtos oferecidos e realizando uma compra.

 

Quando falamos em estratégias de marketing de varejo, a taxa de conversão nos diz, por exemplo, se estamos atraindo as pessoas certas nas campanhas realizadas. Um baixo índice também pode indicar uma necessidade de reformular nossas estratégias de preço ou até o mix de produtos.

 

Por fim, essa métrica também serve para medir a eficiência da sua equipe de vendas, já que ela pode estar com dificuldades para converter os visitantes em clientes.

 

 

Tempo de permanência na loja

 

O tempo que o cliente passa dentro da loja pode dar pistas importantes sobre a eficiência das suas ações de marketing. Se o tempo médio de permanência for baixo, a experiência oferecida ao cliente não está sendo satisfatória.

 

Nesse sentido, vale a pena reformular suas campanhas de marketing dentro do estabelecimento, criar novas ações que engajem o consumidor e conversar com os vendedores para entender quais são as principais queixas dos clientes.

 

 

Faturamento por metro quadrado

 

No varejo físico, cada metro quadrado significa dinheiro. Quanto maior for o espaço disponível para expor os seus produtos, mais alto deve ser o seu faturamento. Portanto, vale a pena entender se o faturamento mensal está de acordo com o tamanho da sua loja.

 

Se você entender que o número não é satisfatório, vale a pena planejar uma reformulação no layout do estabelecimento. Por exemplo, as áreas menos atrativas podem receber produtos que vão chamar a atenção do cliente para aquele espaço.

 

 

Clientes cadastrados

 

De todas as pessoas que visitam sua loja, quantas você tem informações reais sobre ela? Mesmo que seja apenas um e-mail, é importante ter uma base de contatos para criar ações de marketing e fidelização.

 

Afinal, o relacionamento da marca com o cliente não acaba no momento da venda. Você precisa manter esse contato para que as pessoas voltem a sua loja e consumam cada vez mais. Portanto, vale a pena criar mecanismos para capturar os dados desses clientes e aumentar o número de visitantes recorrentes da sua loja.

 

 

ROI

 

As métricas acima irão te ajudar a calcular o ROI – retorno sobre investimento – que você teve em todas as suas ações. O ponto que gostaríamos de frisar aqui é que é preciso entender o resultado de toda estratégia que você colocar em prática no varejo físico.

 

Para chegar a essa métrica, usamos a seguinte fórmula:

 

ROI = (Lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

 

Podemos aplica-lo tanto a uma campanha específica, para entender se ela gerou o resultado esperado, quanto ao desempenho da loja como um todo.

 

Muitos gestores ainda tomam suas decisões baseadas na intuição e só levam em conta o faturamento para avaliar se suas ações surtiram ou não resultados. Isso só prejudica a marca, já que só os dados podem trazer a real situação do negócio.

 

 

Como mensurar esses dados?

 

Apesar de serem métricas importantíssimas, muitos varejistas ainda não utilizam esses dados no dia-a-dia. Por muito tempo, faltaram ferramentas que fornecessem informações a respeito do comportamento do cliente dentro da loja.

 

Porém, através da tecnologia, hoje já é possível coletar todas essas métricas em tempo real. Sistemas de fluxo de clientes utilizam o wi-fi para identificar o movimento de pessoas ao redor e dentro da loja. Ainda é possível obter informações como mapa de calor, tempo de permanência médio e porcentagem de visitantes recorrentes.

 

Portanto, para executar uma boa estratégia de marketing de varejo é preciso aproveitar-se dos benefícios oferecidos pela tecnologia. É só por meio dela que o gestor consegue tomar ações mais assertivas e entender melhor a realidade do seu negócio.

 

 

 

Por Fabio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá

 

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