x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

Micro localizacao
24 de abril 2017

Microlocalização: A chave para a evolução do Big Data no varejo

*Por Fabio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá

 

Quando pensamos em conhecer nosso consumidor e seus hábitos nos vem à mente uma palavra: Big Data! Outra percepção logo vem em seguida – saberemos todos os seus passos e reações antes, durante e depois de uma visita à loja.

 

Ok, concordo que se bem usado, pode ser um universo de oportunidades para criação de estratégias de venda, pós-venda e diversas outras formas de interação com o cliente. Mas como sempre aqui na Novidá trabalhamos no campo da sinceridade, é muito importante frisar, que o momento é de evolução.

 

O mercado vendeu por muito tempo que o Big Data já é um dos grandes protagonistas das estratégias digitais de empresas de diversos setores, incluindo de varejo. De fato, é, mas há tempos se diz que já é possível extrair dados relevantes dos bancos de dados e que esses são suficientes para a geração de valor nas operações.

 

Aí está o equívoco, eu explico: Assim como aconteceu em outros setores, o varejo evoluiu significativamente nos últimos anos, buscando sempre estar próximo das expectativas dos consumidores. Mesmo assim, com o crescimento do mercado, aumentam as necessidades de análise em igual proporção ou até maior.

 

Dessa forma, se tornou cada vez mais latente a necessidade de aprofundar o volume de informações que chegam a todo momento e sua qualidade para a tomada de decisão, onde, ao mesmo tempo em que grande parte dos dados capturados não são suficientes para serem usados como vantagem competitiva, encontramos um cenário onde é necessário ter maior inteligência no entendimento das novas tecnologias que estão aí para nos ajudar.

 

Por isso faz todo sentido saber que 73% dos varejistas classificam a gestão de Big Data como importante ou essencial para suas operações. Pelo menos 75% deles preveem que vão investir em recursos preditivos e de análise até 2021 para prevenir prejuízos, otimizar preços e também desenvolver capacidade de análise de dados do mundo físico para fins operacionais e para melhorar a experiência geral dos clientes. Os dados citados fazem parte de um estudo recente sobre o varejo global e que foi desenvolvido com o intuito de mostrar a importância de soluções tecnológicas que possibilitam às empresas terem visibilidade de suas operações em tempo real.

 

Nós da Novidá também acreditamos que a chave para os varejistas realmente evoluírem no entendimento dos desejos e comportamentos dos clientes é o investimento em tecnologias de microlocalização. Nossa solução, por exemplo, é 100% baseada na busca de informações e tratamento das mesmas para que os gestores consigam ter cada vez mais ferramentas, informações relevantes e argumentos para tomadas de decisão cada vez mais assertivas.

 

Com o uso do conceito de microlocalização, é possível enxergar algumas informações muito importantes que sem bem analisadas, geram vantagem competitiva nos negócios, como por exemplo, quem e como são os seus clientes, e em tempo real. É o verdadeiro encontro entre a persona e o mundo real que, aliados às ferramentas de Big Data, abrem um novo horizonte de possibilidades ao varejo para melhorar seus resultados.

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo