x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo/SP

  • Redes sociais

Blog

Navegue por nossa trilha do conhecimento e crie novos insights para seu negócio

motivar funcionários
1 de setembro 2017

6 dicas para motivar funcionários

Em determinados momentos dentro de uma empresa, alguns funcionários podem se sentir desmotivados com relação à sua situação. Seja por falta de reconhecimento ou até mesmo por cansaço, várias possibilidades podem gerar esse problema.

 

É nesse momento que você pode perder membros importantes para a concorrência. Por isso, mais do que fornecer gestão financeira, é preciso motivar os seus funcionários para que se sintam parte da equipe. Por isso, faça com que eles se envolvam no processo criativo e elimine burocracias desnecessárias.

 

Para te ajudar, hoje vamos listar 6 dicas para motivar os seus funcionários e com isso obter os melhores resultados para a sua empresa, além de garantir que seus colaboradores tenham a melhor produtividade possível e ajudem seu negócio a crescer.

 

 

1- Dê a eles um objetivo

 

As vezes é importante mostrar para os funcionários em que lugar do processo de produção da sua empresa eles estão, para que assim ele entenda sua importância e como suas funções se integram com o resto do negócio.

 

Organize pequenas reuniões com setores onde esses sintomas de desmotivação estejam acontecendo com frequência e faça pequenas palestras para mostrar a importância do trabalho de cada um na construção dos objetivos gerais da empresa.

 

 

2- Facilite seus processos

 

Uma ferramenta de gestão pode ser muito útil para facilitar a maior parte dos processos internos da sua empresa. Além de basicamente anular os erros que possam existir em todo o processo, o funcionário estará mais tranquilo para lidar com o dia a dia e a rotina dos serviços. Lembre-se que investir em ferramentas para melhorar o trabalho dos funcionários é também uma forma de mostrar preocupação por eles.

 

A GestãoClick, por exemplo, oferece para a sua empresa uma poderosa ferramenta de sistema  ERP online que pode ajudar neste sentido, ajudando a integrar os processos da sua empresa e fornecendo dados importantes para que os gestores encontrem formas de melhorar diferentes áreas.

 

 

3- Estabeleça metas de desempenho

 

Um planejamento estratégico é necessário em qualquer empresa e, embora muitas pessoas salientem a importância deste processo no início do negócio, planejar é uma etapa que cai bem em qualquer momento da empresa. Com isso, os funcionários ganham ciência sobre sua estabilidade e aumentam a confiança por seus chefes.

 

Além disso, uma boa gestão comercial facilita a definição de metas de desempenho, o que é essencial para que os funcionários não caiam no cotidiano moroso e se sintam motivados.

 

 

4- Métricas de acompanhamento

 

Ainda através dos dados recebidos por meio de um sistema ERP online, você poderá mostrar, de tempos em tempos, em cada setor, quais são as problemáticas que envolvem os processos de produção.

 

Isso fará com que eles fiquem tranquilos em saber que o empresário está preocupado e se envolve com todos os setores empresariais e procura motivá-los a todo instante.

 

 

5- Facilite a Comunicação

 

Muitas vezes alguns dos problemas que envolvem funcionários em geral são de ordem pessoal – é preciso criar um vínculo com os seus colaboradores e descobrir de que maneira a empresa pode ajudá-lo.

 

Por isso, ter um canal confiável de comunicação entre empresa e funcionário é essencial, serviço esse que pode ser feito através do setor de RH da sua empresa e motivado pelos dados que você tem de cada área.

 

 

6- Comemore Resultados

 

Obviamente, nem só de cobranças vivem os gestores. Por essa razão, é importante também comemorar os resultados e levar aos seus funcionários gratificações pelo trabalho bem feito.

 

Esse tipo de ação pode ser promovida já no momento em que se abre uma meta. Assim, você estimula um objetivo na empresa e combina com seus funcionários a recompensa quando ela for batida.

 

 

por Gabriela Vitória, analista de marketing do GestãoClick

 

Pronto para otimizar seu negócio?

voltar ao topo