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17 de agosto 2017

Quantas oportunidades você está perdendo na frente da sua loja?

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Mensurar os resultados de uma loja não é uma tarefa fácil. A grande parte dos varejistas utiliza o número de vendas como fator determinante para essa avaliação. Porém, engana-se quem pensa que o faturamento é o único dado a se observar nesse sentido. Saber quantas pessoas passam em frente da loja, por exemplo, é uma métrica fundamental para o seu negócio.

 

Não é difícil entender o porquê: o desempenho de uma loja que fatura R$100 mil por mês e tem 50 mil “passantes” é completamente diferente de outra loja com o mesmo faturamento mas com 200 mil pessoas passando na frente da vitrine. Nesse cenário, o primeiro estabelecimento foi bem mais atrativo, enquanto o segundo tem claramente pontos a aprimorar, que podem ser

relacionados à vitrine, trabalho dos vendedores, mix de produtos, entre outros fatores.

O número de pessoas que passam em frente à loja também nos dá uma visão mais profunda do ponto de vendas. De forma geral, temos poucas informações precisas sobre o quanto um local é mais ou menos atrativo. Porém, se conseguirmos mensurar o fluxo no entorno do estabelecimento, já é possível fazer uma avaliação bem mais assertiva do local.

 

 

Otimizando o funil de vendas

 

É verdade que você pode tomar poucas atitudes para aumentar o fluxo de pessoas no entorno do seu estabelecimento. Porém, se você tiver uma rede de lojas, já é possível fazer comparações e identificar em qual local o fluxo é maior, o que pode balizar a escolha do endereço de novas lojas, por exemplo.

 

Aonde você realmente pode agir é na etapa seguinte do funil, ou seja, melhorando a atratividade da sua loja para aumentar o número de pessoas que entram no local. Ou seja, se você perceber que o número de visitantes do seu estabelecimento é muito pequeno em relação ao número de passantes, você tem um gargalo na atração de clientes. Nesse sentido, vale investir na organização de uma boa vitrine e em elementos que despertem a curiosidade de quem passa próximo à loja.

 

 

 

 

Tecnologia como principal ferramenta

 

 A essa altura você já entendeu que mensurar o volume de pessoas em torno da loja pode trazer grandes insights. Porém, como fazer de fato esse levantamento de dados? Nesse sentindo, a tecnologia aparece como principal aliada!

 

Hoje, existem soluções que utilizam a Internet das Coisas para monitorar o fluxo de clientes em qualquer ambiente. Dessa forma, é possível ter uma ideia clara de qual é o seu público potencial, ou seja, quantas pessoas passam diariamente em frente a porta da sua loja. A solução da Novidá também fornece número de visitantes, tempo médio de permanência, mapa de calor e muito mais, entregando uma visão completa da jornada de compra do cliente.

 

Portanto, investir em tecnologia significa ter mais clareza sobre as oportunidades existentes ao seu redor. Se bem aproveitadas, essas oportunidades certamente serão convertidas em vendas!

 

 

Por Fabio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá

 

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