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Wi-fi na loja
25 de setembro 2017

Wi-fi na loja: entenda porque você deve adotar essa estratégia

Liberar o wi-fi para os clientes já é um hábito comum em cafeterias e restaurantes, mas aos poucos lojistas também estão percebendo que podem se beneficiar dessa estratégia. De acordo com um estudo colaborativo da EarthLink Holdings, IHL Group e AirTight Networks, o wi-fi na loja física aumenta a fidelização do cliente em 28%

 

Mas afinal, por que oferecer wi-fi?

 

A princípio não parece uma ideia muito produtiva. Muitos pensam que liberar o acesso ao cliente vai fazer com que ele se distraia com outras informações na internet ou ainda que faça uma pesquisa de preços dos produtos que está interessado.

 

Ainda que o visitante fique navegando em redes sociais, ele continuará no ambiente da sua loja. Eventualmente estará andando por ela e pode encontrar alguma coisa que desperte sua atenção. Em relação à pesquisa de preços, é um hábito cada vez mais comum e que não adianta lutar contra ele. Se isso for realmente importante para o consumidor, ele vai usar até o 3G para fazer essa comparação.

 

No entanto, existem alguns benefícios muito interessantes para quem oferece o wi-fi na loja. O varejista pode solicitar alguns dados na hora que o cliente tenta se conectar, como o nome e o e-mail. Essa é uma informação valiosa, pois permite manter o relacionamento, enviar ofertas personalizadas ao cliente e ainda ter uma ideia melhor do perfil de público que visita o negócio.

 

Além disso a experiência do cliente é muito melhor. Em mundo completamente conectado, as pessoas não querem perder o acesso ao wi-fi por nenhum momento. Certamente você deixará seus clientes mais satisfeitos e eles passarão mais tempo na loja, seja pesquisando preços, procurando mais informações sobre determinado produto ou fazendo qualquer outra coisa na internet!

 

 

Dicas ao disponibilizar o wi-fi

 

Seu site precisa estar adaptado ao mobile

Conforme comentamos, é comum que o visitante deseje comparar preços ou saber mais detalhes de algum item da sua loja. Portanto, seu site poderá ser acessado e, para não perder o cliente, precisa ser responsivo, ou seja, adaptado aos dispositivos móveis!

 

Divulgue o wi-fi livre

Não são muitos estabelecimentos que abrem a internet para os clientes usarem. Por isso, o brasileiro não está acostumado a procurar redes disponíveis quando entra na loja. Assim, distribua cartazes pelo local avisando sobre o wi-fi livre e convidando o cliente a logar-se.

 

Ofereça promoções e cupons

Para incentivar ainda mais os consumidores, você pode oferecer promoções exclusivas para quem se conectar no wi-fi da loja ou dar cupons de descontos para essas pessoas. Lembre-se que, em troca, você recebe os dados desse cliente e tem mais chances de fideliza-lo.

 

Indo mais além com o wi-fi

Existem algumas possibilidades mais robustas para aplicar com base no wi-fi na loja. Por exemplo, ao aliar o wi-fi social (que pede os dados do cliente), com um sistema de geolocalização indoor, você sabe como foi o comportamento do cliente na loja, quantas vezes ele foi no estabelecimento e ainda tem o contato dele para enviar campanhas personalizadas.

 

Se dermos um passo adiante e criarmos também um aplicativo para o negócio, será possível enviar ofertas e informações com base na localização do cliente dentro da loja!

 

Outro exemplo são “espelhos inteligentes” que podem mostrar como o cliente ficaria a mesma roupa mas em cores diferentes, além de sugerir outros produtos de acordo com a pessoa.

 

Pontos de venda móveis são mais uma solução para quem deseja aproveitar todo o potencial do wi-fi. É possível receber pagamentos, gerar recibos, gerenciar transações e administrar as contas da loja apenas pelo celular.

 

 

Portanto, está mais do que na hora de você implantar o wi-fi na sua loja e liberar o acesso aos seus clientes. Além de agradar o seu público, você terá uma infinidade de informações para trabalhar e gerar ainda mais receita!

 

 

Por Fabio Rodrigues, Diretor Executivo da Novidá

 

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